14 de setembro de 2018

Caso Vitória: Adolescente chegou com quadro de choque hemorrágico e parada cardiorrespiratória

Infelizmente, a adolescente veio à óbito na última terça-feira (11/9), às 8h17.

A direção do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho emtiu um Comunicado sobre os procedimento adotados na recepção da paciente A.V.S.M, de 15 anos, que veio à óbito a última terça-feira (11). A adolescente perdeu o bebê durante um parto traumático no Hospital Julieta Viana, no município de Xique-Xique, e foi encaminahda ao Regional em estado de risco. Confira a nota, na íntegra:

 

COMUNICADO


Em resposta ao caso da adolescente A.V.S.M, de 15 anos, o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho apresenta os seguintes esclarecimentos:

Diante do pedido de regulação solicitado pelo Hospital Julieta Viana de Xique-Xique, no sábado (08), às 19:20, o Núcleo Interno de Regulação (NIR) da unidade informa que o quadro clinico descrito no relatório enviado pelo unidade de origem não condizia com o perfil de atendimento do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho que é de Urgência e Emergência. Ou seja, segundo o relatório encaminhado, não se tratava de uma gestação de alto risco. Dessa forma, a médica plantonista orientou a unidade de origem a aguardar o trabalho de parto e caso necessário, fazer um novo contato conforme evolução do quadro clínico da paciente. 14 horas depois, foi enviado um novo relatório do hospital de origem, informando que a paciente havia sido submetida a um parto traumático apresentando um quadro de hemorragia genital intensa e que estava a caminho do Hospital Regional de Irecê.

A adolescente deu entrada no hospital no último dia 9 de setembro (domingo), às 11h, apresentando um quadro de choque hemorrágico, distúrbio de coagulação e parada cardiorrespiratória. Imediatamente a equipe multidisciplinar realizou todos os procedimentos necessários, incluindo a reanimação da paciente que foi internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do complexo hospitalar. Em virtude da gravidade do quadro clinico apresentado desde a sua chegada ao hospital, todos os esforços oferecidos no período do internamento não conseguiram reverter o quadro. Infelizmente, a adolescente veio à óbito na última terça-feira (11/9), às 8h17.

 

Atenciosamente, Direção do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho.

 

Fonte: Irecê Repórter