19 de julho de 2016

Por que os chineses bebem água morna?

 

Um hábito muito comum em diversas culturas ocidentais, principalmente nos países com climas tropicais, é ingerir, ao longo do dia, um copo de alguma bebida gelada. Água, suco, refrigerante. As bebidas são as mais variadas. No entanto, ao observarmos alguns países orientais, em especial a China, veremos que é muito comum a ingestão de água morna ao longo do dia. Mas por qual razão os chineses bebem água morna?

 

Não é novidade que a água é extremamente benéfica para o nosso corpo, afinal de contas, maior parte do organismo humano é formada por água, cerca de 70% dos músculos é água, por exemplo. Portanto, é importante consumir uma boa quantidade de água diariamente para manter a saúde. A novidade aqui fica por conta dos benefícios, há muito tempo conhecidos pelos chineses, da água morna no nosso organismo.

 

Por que água morna?

 

Se você perguntar a um chinês o porquê dele beber água morna, a provável resposta será: É melhor para sua saúde! De acordo com a cultura chinesa, a água morna ajuda na digestão e a eliminar toxinas do organismo. É um hábito comum entre os chineses beber um copo de água morna pela manhã, em jejum, pois este hábito reduz a vontade de comer doces, além de diminuir a ansiedade e regular o funcionamento metabólico. Para as mulheres que sofrem de cólicas menstruais, os chineses recomendam que durante este período a mulher consuma líquidos quentes, ou em temperatura ambiente, uma vez que líquidos gelados colaboram com as contrações musculares.

 

Durante as refeições os chineses também preferem água morna. Líquidos gelados, durante e após as refeições, colaboram para que os componentes oleosos dos alimentos se solidifiquem, aumentando o tempo de digestão. Os líquidos também são absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos; pensando nisso, a água morna depois de uma refeição facilitaria a digestão, amolecendo gorduras que seriam expelidas mais rapidamente, auxiliando inclusive no emagrecimento.

 

É compreensível que esse hábito pareça estranho para nós, ocidentais. No entanto, é possível aderir a essa prática aos poucos, e existem algumas alternativas. Para que se obtenha os benefícios aqui mencionados não é preciso beber grandes quantidades; inclusive, é sempre válido lembrar que quase tudo em excesso é prejudicial. Um copo de água morna ou morna ao levantar já fará com que seu organismo trabalhe melhor.

 

www.chinalinktrading.com