22 de agosto de 2016

Reinaldo Filho é candidato e quer governar Xique-Xique pela terceira vez

"O Município está com aspecto de abandonado. Teremos muito o que organizar e reconstruir. Vamos administrar junto à população, ouvindo as pessoas. Vamos calçar muitas ruas, construir escolas e creches, melhorar a saúde, mas, acima de tudo, vamos cuidar das pessoas. Entretanto, teremos sim que inovar, e asfalto é algo que lutaremos para implantar no centro comercial da cidade"

Reinaldo Teixeira Braga Filho, 37 anos, casado, formado em administração, é candidato a prefeito de Xique-Xique. Governou o Município por duas vezes. Em entrevista, disse ter muita coisa a fazer, principalmente na área da saúde. Disse ainda, que irá asfaltar o centro comercial da cidade.

 

Jornal Pagina Revista | Reinaldo Teixeira Braga Filho, vários correligionários do prefeito Alfredo Ricardo Bessa Magalhães diziam que você não disputaria a eleição municipal deste ano, devido a sua rejeição, quando prefeito, pelo TCM – exercício financeiro 2012. Mas hoje, a sua candidatura está consolidada, você é candidato a prefeito em Xique-Xique, pelo PMDB. Existe algum risco de você não dar continuidade à sua candidatura ou, mais adiante, se a mantiver e se vier a ser eleito, não poder tomar posse por determinação da Justiça?

 

Reinaldo Braga Filho | Não existe nenhum risco. Sou candidato a prefeito de Xique-Xique por pedido do povo, que não aguenta mais sofrer nas mãos desse grupo que está aí na prefeitura. Esse mesmo grupo que em 2000 se uniu e impediu a reeleição de Eser Rocha. Esse mesmo grupo que em 2012 se uniu, enganou o povo e impediu a vitória de Dr. Renan.

 

Pagina Revista | Dois ou três anos atrás, numa reunião com correligionários seus, você disse que, embora na ocasião, o grupo do prefeito Ricardo estivesse rachado, com surgimento precoce de alguns nomes para disputar a eleição de prefeito em 2016, todos os candidatos que se opõem ao grupo Braga iriam se unir, semanas antes do pleito eleitoral, em prol de uma única candidatura. O que você achou da condução dos trabalhos de bastidores dos seus adversários políticos que culminaram com a definição do nome do empresário Eduardo Pessoa, pelo PSB, como candidato a prefeito para enfrentar sua candidatura?

 

Reinaldo Filho | Eduardo é o candidato apoiado por Ricardo Magalhães. Eduardo participou ativamente da gestão de Ricardo, inclusive com irmãos como secretários e até indicou a diretora da creche ACM. Eduardo iniciou sua campanha pautada pela mentira, dizendo que eu não seria candidato. O que Eduardo diz não se escreve. Ele fala mal da gestão de Ricardo e dizia que não queria o apoio de Ricardo. Mas, no dia 9 de agosto, ele recebeu oficialmente o apoio de Ricardo. Ele dizia que eu não era candidato, mas no mês de abril ele foi ao gabinete do deputado Reinaldo Braga e me propôs indicar um dos seus filhos para vice na minha chapa. Olha quantas contradições!

 

Pagina Revista | Disputar a eleição com Simone - médica respeitada e sem experiência política e administrativa -, ou com o candidato Eduardo Pessoa - tido como homem público de extrema ganância pelo poder -, faz alguma diferença, para o candidato Reinaldo Filho?

 

Reinaldo Filho | Faz toda diferença. Simone é uma cidadã. Seria uma campanha muito mais propositiva. Uma campanha de alto nível. Quanto a Eduardo só quer continuar no poder.

 

Pagina Revista | Há informações de que o senhor deseja e espera ver eleitos para a Câmara Municipal entre nove e 10 vereadores, ou seja, um número que poderá superar os oito vereadores que fazem parte do seu grupo político e que apoiam a sua candidatura a prefeito. A definição pelo nome do vereador Eliecy Tarrão como vice em sua chapa faz parte de alguma estratégia para o senhor projetar a eleição de até nove vereadores com vistas à sua sustentação política em 2017, na Câmara Municipal, se sua candidatura vier a ser vitoriosa em 2 de outubro?

 

Reinaldo Filho | Esperamos eleger nove vereadores. Vamos trabalhar para isso. Quanto à escolha de Eliecy para vice, eu queria fazer uma homenagem aos pescadores, lavradores, homens e mulheres da zona rural. Queria uma pessoa experiente na vida e na política. Eliecy foi o nome perfeito para representar tudo isso. É um cidadão, vereador mais experiente da câmara, respeitado até pelos adversários. Sem contar que é uma pessoa de confiança, leal, que jamais age pelas costas das pessoas.

 

Pagina Revista | O senhor pretende, caso seja eleito, adequar, desde que compatíveis para Xique-Xique, ações administrativas relevantes realizadas pela Prefeitura de Salvador?

 

Reinaldo Filho | Com certeza. Aprendi muito em Salvador. Estive trabalhando ao lado de alguns dos maiores gestores públicos, tais como: Paulo Souto, Waldeck Ornelas, Mauro Ricardo, Luiz Carrera, Aleluia, José Antônio. Além disso, estava no dia a dia ao lado do prefeito ACM Neto. Observava muito ele trabalhando administrativamente e politicamente. Pode ter certeza que trarei para Xique-Xique algumas importantes técnicas de gestão.

 

Pagina Revista | Há, no seu entendimento, algo que você não realizou quando foi prefeito por Xique-Xique, mas que, se eleito for, pretende realizar a partir de 2017?

 

Reinaldo Filho | Sim. Temos muita coisa a realizar, principalmente na área da saúde. Vamos reestruturar a saúde básica e atuar de maneira forte na saúde hospitalar. Xique-Xique retrocedeu muito nos últimos quatro anos, vamos fazer a saúde voltar a avançar.

 

Pagina Revista | Uma das maiores queixas da população de Xique-Xique, no que tange ao período de sua atuação como prefeito, foi o fato de você ter extinguido a Secretaria de Agricultura. Queixa, inclusive, usada nos palanques na campanha eleitoral de 2012 por seus adversários. Sendo eleito, você pretende recriar a Secretaria de Agricultura?

 

Reinaldo Filho | Não extingui a secretaria. Isso é mentira dos nossos adversários. Apenas juntamos agricultura, pesca, pecuária e desenvolvimento econômico em uma única secretaria. Nossos adversários falam muito, mas não fizeram nada. Em 2017, vamos reorganizar todas as secretarias municipais e a agricultura terá atenção especial. Vamos focar, principalmente, em apoio técnico e projetos para os bancos financiarem os pequenos produtores.

 

Pagina Revista | Recentemente, houve comentários em redes sociais de que o ex-prefeito Magalhães teria sugerido ao prefeito Ricardo, sobrinho dele, a apoiar sua candidatura, pelo fato de Eduardo Pessoa não ser político de confiança. Você aceitaria o apoio do prefeito Ricardo que, já faz algum tempo, demonstra não nutrir nenhuma simpatia pelas atitudes políticas de Eduardo Pessoa? Ou você, em face da rejeição explícita de Ricardo, optaria em não aceitar o apoio dele?

 

Reinaldo Filho | Não aceito apoio do prefeito Ricardo Magalhães. Ele que continue apoiando Eduardo. Sou contra a gestão de Ricardo Magalhães. Eles deixaram a cidade abandonada e o povo triste. Vou mudar isso! Vou trabalhar muito para servir ao povo e fazer Xique-Xique voltar a sorrir.

 

Pagina Revista | Você é tido como um dos que melhor administrou o Município. Caso eleito, quais seus planos para a Saúde, Educação, e Segurança?

 

Reinaldo Filho | Saúde será a prioridade número um. Vamos reestruturar a saúde básica, construir mais postos de saúde, um centro de referência para a mulher e a criança, e ajudar de maneira decisiva a saúde hospitalar. Vamos voltar com o programa dos medicamentos gratuitos para os mais carentes. Quanto à educação, vamos reformar as escolas, construir novas creches, voltar a distribuir material didático, mochila e fardamento escolar aos alunos. Vamos investir na capacitação dos professores e valorizá-los de verdade. Teremos muito trabalho na área da educação, mas iremos conseguir ter bons resultados. Quanto à segurança pública, é dever do Estado, mas vamos contribuir com a melhoria da iluminação nos bairros, ajudando as polícias com combustível e conserto de viaturas, além de tentarmos atrair mais policiais para nossa cidade.

 

Pagina Revista | Ainda supondo sua vitória em 2 de outubro, o que o você fará por Xique-Xique, além do básico – Saúde, Segurança e Educação? Continuará calçando ruas, ou administrará com visão inovada, asfaltando as ruas da cidade?

 

Reinaldo Filho | Primeiro vamos arrumar a “casa”. O Município está com aspecto de abandonado. Teremos muito o que organizar e reconstruir. Vamos administrar junto à população, ouvindo as pessoas. Vamos calçar muitas ruas, construir escolas e creches, melhorar a saúde, mas, acima de tudo, vamos cuidar das pessoas. Entretanto, teremos sim que inovar, e asfalto é algo que lutaremos para implantar no centro comercial da cidade.

 

Pagina Revista | Suas considerações finais.

 

Reinaldo Filho | Agradeço a oportunidade e garanto a vocês que vamos fazer ainda mais do que fizemos no passado. Vamos fazer mais e melhor, falando a verdade, ouvindo as pessoas e só prometendo o que for possível de ser cumprido.

 

*Entrevista exclusiva ao jornal Pagina Revista, versões impressa e online.