29 de julho de 2016

Museu FIOTIM em Xique-Xique

A Caravana no Coração do Brasil é o projeto que visa cumprir a missão de levar a arte às praças e espaços públicos de várias partes do país.

Única apresentação na cidade!

 

Data: 30 de julho, de 2016.
Local: Praça da Caldeira.
Horário: Das 14:hs às 20:hs.

 

FIOTIM, o Museu em movimento, é uma fábula-Instalação criada pelo artista mineiro Jorge Fonseca. Na fábula, um camelô visita um importante museu em Minas Gerais – o Inhotim – e, presenciando encantado uma verdadeira romaria descobre, ali, uma oportunidade de mudar de vida. A partir de então, esse ‘arteiro viajante’ se lança na missão de fazer miniaturas de tudo o que viu.

 

Mesmo sem entender nada daquilo, e dispor de poucos recursos, produz, à sua maneira, uma série de souvenirs (imitações dos objetos de adoração ) visando ‘tirar proveito’ da fé, da devoção e da comoção que envolve aqueles romeiros contemporâneos, que adentram o paraíso pós-moderno, ávidos por progresso espiritual, sabedoria e conhecimento – a Luz. Nem o rico e exuberante paisagismo do museu visitado escapa ao seu ‘olhar de rapina’. Por sua vez, este personagem ganha o nome de Jorge K, uma ‘biografia’, personalidade própria, e um visual altamente cativante. Torna-se uma performance e se transforma numa atração a mais neste envolvente universo criado por Fonseca. Jorge K até compõe um cordel – “A Proeza do Mineirim” – onde conta a sua história.

 

A Caravana no Coração do Brasil é o projeto que visa cumprir a missão de levar a arte às praças e espaços públicos de várias partes do país. Nessa primeira fase, com início em julho de 2016, o FIOTIM traça um percurso pelo Vale do Rio São Francisco – da nascente, em São Roque de Minas até a sua foz, em Penedo, no estado de Alagoas.

 

Além de margear o Rio São Francisco, o museu visitará algumas cidades no Vale do Cariri, no Ceará, e os estados de Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, finalizando sua jornada em São Paulo, coincidindo com a abertura da 32ª Bienal de Arte de São Paulo.

 

A equipe:

 

Jorge Fonseca – idealizador, produtor e diretor geral;
Ronie Riba – Artista residente – escultor, contador de histórias;
Du Faria – Artista residente – artista plástico, performer;
Joyce Fonseca – fotógrafa, videomaker, e produtora;
Julliano Mendes – videomaker e apoio de produção;
Luana Barros – produção de roteiro;
Vira Comunicação – Assessoria de Imprensa.