"Cinco do Central Park" acusam Trump de atiçar ira pública após lançamento de "Olhos que condenam"

Yusef Salaam chora durante homenagem em Los Angeles, Califórnia. Foto: MARIO TAMA / AFP.

Presidente, então magnata do ramo imobiliário, publicou anúncios nos jornais pedindo pena de morte dos jovens, condenados injustamente

WASHINGTON — Os cinco americanos injustamente condenados pelo estupro de uma mulher em Nova York,  em 1989, acusaram o presidente Donald Trump de ter colocado “um prêmio por suas cabeças”. No caso conhecido como “Os Cinco do Central Park”, um grupo de adolescentes — quatro negros e um hispânico com entre 14 e 16 anos — foi falsamente acusado de estuprar e deixar quase morta uma jovem branca que corria no conhecido parque de Nova York.

O caso dominou as manchetes dos jornais há 30 anos, expondo a discriminação racial na cidade americana e voltou aos holofotes com a estreia de “Olhos que condenam” , na Netflix.

O hoje presidente, então um magnata do ramo imobiliário, atiçou a indignação pública ao publicar anúncios de página inteira nos jornais pedindo a pena de morte para os suspeitos.

— Quando Donald Trump publicou os anúncios de página inteira nos jornais da cidade de Nova York pedindo nossa execução ele colocou um prêmio por nossas cabeças — disse Yusef Salaam, lembrando que nomes, números de telefone e endereços dos suspeitos também foram publicados pelos jornais. — Podem imaginar o horror que isto foi... Era como se estivesse querendo que alguém dos becos mais escuros da sociedade entrasse em nossas casas, nos arrastasse e nos pendurasse nas árvores do Central Park.

Antron McCray, Raymond Santana, Yusef Salaam, Kevin Richardson e Korey Wise foram injustamente condenados por caso de estupro no fim da década de 80 Foto: MARIO TAMA / AFP.

Apesar das grandes falhas na acusação e de o DNA não bater com o dos acusados, os cinco acabaram condenados e cumpriram penas de seis a treze anos de prisão. Em 2002, um estuprador em série admitiu finalmente ser o autor do ataque contra a executiva de investimentos Trisha Meili, então com 28 anos.

— Éramos apenas meninos. O sistema nos atropelou — disse Salaam nesta sexta-feira, durante evento da União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), em Los Angeles, em homenagem aos cinco.

Em 2014, após uma longa batalha legal, eles receberam uma indenização de US$ 41 milhões pelo tempo que passaram presos.

— Éramos meninos quando fomos enviados à prisão e éramos homens quando saímos. Tivemos que lutar para rasgar o rótulo que a imprensa nos colocou — lembrou Salaam.