"Eu me arrependo", diz avó que jogou neto pela janela em Cosme de Farias

Eli foi presa em flagrante (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO)

A dona de casa Eli Machado de Souza, 53 anos, estava nervosa quando entrou na delegacia, na tarde desta quarta-feira (3), para explicar por que jogou o neto de dois meses do primeiro andar da casa onde mora, no bairro de Cosme de Farias, em Salvador. A tentativa de homicídio aconteceu por volta das 11h desta quarta.

Segundo as testemunhas ouvidas pela polícia, Eli tem problemas psíquicos e já teve outros surtos nos últimos anos. A mulher contou que estava na igreja pela manhã e que, quando voltou para casa, encontrou a filha, Jéssica de Souza Torjal, e o namorado dela na sala do imóvel.

“Eles estavam juntos e eu fiquei horrorizada com aquela pouca vergonha. Eu já disse a ela que não quero ele lá em casa. Ele tem envolvimento com o mundo errado, tem outros filhos com ela e não ajuda em nada, enquanto eu peço ajuda na igreja para poder comer. Eles vieram me bater, eu peguei a criança e fiz isso”, contou.

A avó também disse estar arrependida do crime. 

“Eu me arrependo do que fiz, mas ela (Jéssica) está errada em levar aquele homem pra lá, e ainda tentar me bater dentro da minha casa”, contou.

A versão é diferente da que a mãe do bebê contou para os vizinhos. Segundo uma das moradoras que ajudou a socorrer a criança, Jéssica disse que Eli reclamou quando viu o namorado dela em casa, mas que não houve agressão. A avó pegou o bebê, que estava deitado no sofá, sem que a mãe da criança visse, e o lançou pela janela da cozinha. O menino caiu de uma altura aproximada de 6 metros.

A vizinha que prestou o socorro pediu para não ser identificada, mas contou que estava em casa quando ouviu os gritos de Jéssica. “A rua ficou cheia de gente, mas ninguém sabia o que fazer. Eles queriam esperar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas o bebê já estava roxo, estava morrendo. Peguei a criança e entreguei para uma vizinha que tinha conseguido um carro para dar socorro”, disse.   

O bebê foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde segue internado, mas o estado de saúde dele não foi divulgado. Jéssica está acompanhando o filho e, por isso, só prestará depoimento nos próximos dias. "A gente fica triste porque ela adora os filhos e cuida bem das crianças. Eu ajudei quando ela teve as dores do parto e agora acontece isso", lamentou a vizinha. 

Logo após o crime, os moradores chamaram a polícia e Eli foi presa em flagrante pelos policiais da 58ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Cosme de Farias). Ela foi levada para a Delegacia Especializada de Repressão a Crime Contra Criança e Adolescente (Dercca), em Brotas, onde ficará presa até a audiência de custódia.

Caso está sendo investigado pela Dercca (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO)

Surtos

A delegada plantonista da Dercca, Simone Malaquias, ouviu as testemunhas do crime, os policiais que atenderam a ocorrência e a avó da criança. Os vizinhos contaram que Eli já teve outros surtos e que esses rompantes se intensificaram depois que ela perdeu o marido, no ano passado.

“As testemunhas disseram que já houve situações dela andar sem roupa na rua e falando impropérios. Disseram também que ela já cortou a mão da filha em dos momentos de surto. Por isso, solicitei, além dos exames de corpo delito, exames psíquicos para avaliar a sanidade mental dela”, contou a delegada.

Eli disse ao CORREIO que o único remédio regular que toma é o de hipertensão, e que também não faz nenhum tipo de tratamento de saúde mental.

Eli vai responder por tentativa de homicídio e caberá a um juiz decidir se a prisão em flagrante poderá ser convertida em prisão preventiva - ou seja, por tempo indeterminado. A audiência de custódia deve acontecer nos próximos dias.

Delegada Simone Malaquias pediu exames para avaliar a sanidade mental da presa (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO)

O imóvel de dois pavimentos onde a família mora fica na Avenida Praxedes, na comunidade do Alto do Formoso, com fundos para uma ribanceira na Rua Paquetá, onde o bebê foi lançado. Ele tem outros dois irmãos, de 4 e 2 anos, e mora na casa com a avó, a mãe, e uma tia. O nome do pai da criança não foi informado no boletim do posto policial do hospital nem na delegacia.