"Fogo na serra de Ipupiara está controlado", diz nota da prefeitura do Município

Prefeitura de Ipupiara.

A equipe do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, articulada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente – Inema, a pedido do prefeito Ascir Leite, passou todo o final de semana monitorando e apagando focos de fogo na região de Churé e Tanquinho, em serras próximas à divisa territorial com Matinha, comunidade de Brotas de Macaúbas, onde, segundo revelações de moradores, teria se iniciado a queimada, cuja dimensão ainda não foi calculada pelos bombeiros.

Com prejuízos em algumas propriedades rurais, como queima de estruturas de currais e canos de adutoras de abastecimento de água, o fogo se alastrou rapidamente, causando danos à vegetação e animais silvestres.

Com as atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros e a redução da força dos ventos, o fogo diminuiu de intensidade e facilitou o monitoramento. De acordo com o Tenente Miranda, coordenador da equipe de bombeiros, os focos de incêndio foram finalmente controlados na manhã deste domingo, 29.

Miranda reportou ao secretário de meio ambiente de Ipupiara, Wellington Bessa, que não havia mais nenhum foco e nem área quente ou com fumaça, dando a missão como encerrada.

No retorno à base, segundo Miranda, avistou agricultor fazendo uma queima para limpar a área. “Sei que este pessoal de certa idade é meio cabeça dura, mas temos de insistir na prevenção e adoção de manejo adequado nos tratos culturais”, salientou o Tenente.

O prefeito Ascir Leite agradeceu aos bombeiros pelo atendimento ao chamado e em ofício à gerente do Escritório do Inema/Chapada, em Seabra, Simone Sodré, pelo pronto atendimento ao chamado para combater o fogo.