1ª Etapa do Campeonato Cearense de Boxe reunirá atletas de todo o estado em Limoeiro do Norte

Acervo pessoal Emanoel Barroso | Conselho Cearense de Boxe Amador e Profissional.

Na foto, o dinâmico presidente do Conselho Cearense de Boxe Amador e Profissional (CCB), Emanoel Barroso , atuando como arbitro em um evento no Projeto Social Esportivo De Boxe Paupina 

*ORIOSVALDO COSTA  |  Como parte da evolução do “cross traininig” muitas academias de lutas estão mantendo horários com aulas específicas de Boxe e, ainda como consequência desse processo, vários atletas estão competindo em torneios amadores de Boxe para ‘afiar as mãos’ e obter um melhor rendimento nas competições de artes marciais mistas.

Entrando nessa onda, Limoeiro do Norte - Já conhecida como a “Cidade do MMA” - poderá se tornar em breve um novo polo da ‘Nobre Arte’. O município localizado no interior cearense irá sediar no dia 28 de março a 1ª Etapa do Campeonato Cearense de Boxe, competição que deverá contar com mais de 40 lutas valendo até 50 pontos no ranking estadual.

Segundo Emanoel Barroso, presidente do Conselho Cearense de Boxe Amador e Profissional (CCB), o evento trará novas categorias este ano, como a categoria de ‘Portadores de Necessidades Especiais’ e a ‘Categoria para Homens e Mulheres Trans’.

"É uma forma de inserir estas pessoas no esporte dando as devidas condições de equidade para que possam competir com regulamento próprio sem nenhum tipo de privação”, afirmou o presidente do CCB, esperando que a iniciativa estimule os demais estados e que a repercussão atinja proporções internacionais.

O evento - que é o mais importante da categoria no estado - também contará com divisões para crianças a partir de 7 anos de idade, e para adultos maiores de 40 anos. 

Esse campeonato reunirá competidores de todo o estado do Ceará e promete ser o primeiro de uma série de eventos que serão realizados na região do Vale do Jaguaribe.

Para participar do Campeonato Cearense de Boxe, os atletas devem acessar o site oficial da entidade: ccboficial.org até o dia 15 deste mês (prazo máximo para as inscrições). O público que quiser prestigiar o evento contará com ingresso social R$ 5,00 + 1kg de alimento.

Não custa lembrar que o atual presidente do CCB, Emanoel Barroso, tem uma vasta experiência como competidor de Boxe profissional, Taekwondo e MMA.

Conhecido pela alcunha de “Massa Bruta”, o faixa preta 3º Dan em Taekwondo diz que seu apelido agora será “Staff Bull” e já está preparando a sua volta aos ringues e ‘cages’.

A realização da 1ª Etapa do Campeonato Cearense de Boxe em Limoeiro do Norte, aliás, mostrou-se viável graças à parceria com Gean do Vale, promotor de eventos de artes marciais mistas, como o LFC, onde Emanoel Barroso fez algumas das lutas mais importantes em sua carreira no MMA.