19 anos do Projeto Consciência Negra em Xique-Xique

Imagens: Projeto Consciência Negra de Xique-Xique.

‘São 19 anos de resistência com propostas de saberes interdisciplinares e participação de membros da comunidade local’

No dia 13/12/22, o Projeto Consciência Negra de Xique-Xique (BA), reuniu alunos e professores do Colégio Gildete Viana, além de representantes do Movimento Negro Unificado de Xique-Xique, na pessoa de Lidiane Yoshioka para comemorarem os 19 anos de sua fundação.

O Projeto vem atuando dentro do Município desde 2003, e foi o primeiro projeto pensado, elaborado e realizado com a temática na cidade. Começou, e vem sendo feito através da coordenação da educadora Edinalva da Conceição Oliveira, e professores do Colégio Estadual Professora Gildete de Souza Viana. Como ela mesma costuma dizer, ‘são 19 anos de resistência com propostas de saberes interdisciplinares e participação de membros da comunidade local’.

O projeto se expandiu, e hoje vemos e temos várias sementes espalhadas pela cidade. Neste ano, a proposta de estudo realizou como culminância uma roda de conversa, onde a anfitriã, Edinalva Oliveira, trabalhou o tema Ancestralidade, e a convidada Lidiane Gama da Esperança Yoshioka trouxe informações sobre a História do Movimento Negro Unificado, enquanto que, Lívia Stefane da Silva Sousa, estudante de psicologia, falou sobre empoderamento de jovens afrodescendentes.

PUBLICIDADE # Xique-Xique-BA. Clica aí!