20 anos de Uneb em Xique-Xique

Feijão Almeida/GOVBA.

GUILHERME LAPA | Muita coisa mudou em Xique-Xique nos últimos vinte anos. A instalação da Uneb foi uma das mais significativas. Eu ainda me lembro do foguetório na cidade no dia em que o projeto de lei foi aprovado na Assembleia Legislativa, graças à força política do então deputado Reinaldo Braga, que além de representante de nossa cidade, ainda era o seu Presidente.

Recordo até da votação do projeto na Comissão de Educação. Estávamos lá, juntamente com alguns moradores da Residência dos Estudantes de Xique-Xique – REX – quando no calor das discussões, a deputada Lídice da Mata e o deputado Edson Duarte se revezavam nos discursos, ambos questionando o porquê da instalação da Uneb no longínquo Xique-Xique, quando, para eles, o governador deveria se preocupar em fortalecer os campi já em funcionamento, ao invés de criar outros.

Aquilo me deixou apreensivo, pois tinha o receio de que o projeto não fosse aprovado devido àquela intensa pressão desses deputados, quando, então, de repente, sem avisar, entrou na sala das comissões o deputado Reinaldo Braga, sendo, por deferência, imediatamente convidado a presidir os trabalhos. Fiquei aliviado naquela hora e internalizei uma provocação silenciosa aos deputados que estavam se posicionando contra o projeto. Foi como se dissesse pra mim mesmo: fala agora o que você falou antes!

De repente, os mesmos deputados que antes criticavam, passaram a defender a vinda da Uneb para Xique-Xique, dizendo que era um gesto de reconhecimento ao trabalho do deputado Reinaldo Braga, e, portanto, uma justa homenagem a ele e a sua terra, merecedora do apoio de todos. Nunca imaginei uma mudança de posição tão rápida como aquela. O projeto então foi aprovado por unanimidade.

Foi assim que a Uneb se instalou em Xique-Xique. Inicialmente, com o curso de Letras, hoje, com dois cursos de engenharia, algo antes impensável para uma cidade de médio porte do interior baiano. E podemos ter certeza de que o caminho a trilhar será ainda muito longo, já com a possibilidade real de implantação de outros cursos, a exemplo de agronomia e direito, o que fará de Xique-Xique um polo de educação superior igual a outros municípios país a fora.

Certamente, a instalação de um curso de agronomia no atual momento vivido em nossa cidade, de grande expectativa em torno do Baixio de Xique-Xique, que promoverá enorme desenvolvimento agrícola e socioeconômico, faz com que se torne uma exigência, o que certamente ocorrerá.

É certo que as dificuldades enfrentadas serão muitas, e assim ocorrerá durante toda a sua existência, assim como acontece com outras universidades, a exemplo da UEFS, Universidade Estadual de Feira de Santana, onde me graduei em Direito, e que representou um marco no desenvolvimento daquela cidade, o mesmo que desejamos que aconteça em Xique-Xique.

Felizmente, a Uneb encontrou um ambiente favorável em nossa cidade, tendo obtido todo o apoio necessário à sua instalação, graças ao prefeito Reinaldo Filho, que em todos os seus mandatos manteve uma eficiente parceria, a ponto de ser um dos seus homenageados no aniversário de 20 anos da instituição em nossa cidade, ocorrido há alguns dias.

Do lado de cá, resta agradecer o gesto do então governador César Borges, autor do projeto que agraciou Xique-Xique com a vinda da Uneb, e ao deputado Reinaldo Braga, que ao ser perguntado o que gostaria de presente para a sua cidade, não titubeou, e respondeu: a Uneb.

Guilherme Lapa, advogado.