2022: novos desafios

Imagem ilustrativa.

LERROY TOMAZ | O ano de 2021 foi marcado pelo começo da retomada da normalidade após o surgimento da pandemia do novo coronavírus. Em todas as áreas, uns mais, outros menos, todos foram impactados pelo vírus misterioso que, desde 2020, desafia a humanidade com perguntas ainda sem resposta.

Pessoalmente, entre outros acontecimentos, o desafio de assinar uma coluna mensal neste jornal tão emblemático foi especial. Desde o último janeiro, quando inauguramos o nosso espaço, escrevemos de tudo: pandemia, esperança, leis, justiça e muita prestação de serviço para os leitores.

Somando a versão impressa e o site, foram mais de 20 textos publicados até aqui, neste espaço plural, democrático e dinâmico. Além da coluna, outro acontecimento significativo do ano que termina foi a inauguração, em abril, do nosso escritório, o Tomaz, Queiroz & Ferreira Advocacia.

Com tantas novidades, uma nova rotina se impôs e, junto com ela, a possibilidade de estar cada vez mais presente em Xique-Xique, cidade que, desde a primeira visita, me acolheu de braços abertos. Por tudo isso, a palavra de ordem para o ano que se encerra é gratidão.

Este artigo, é verdade, foge de tudo aquilo que publicamos até aqui, seguindo as duas linhas editoriais que traçamos para melhor organização dos conteúdos: no impresso, prestação de serviço através da abordagem simplificada de temas jurídicos importantes; no online, textos mais opinativos sobre assuntos da ordem do dia. Entretanto, não poderia ser diferente o último texto que publicamos em 2021, pois este agradecimento público era mais do que necessário.

Para o ano que se aproxima, fica, desde já, o nosso compromisso renovado de entregar conteúdos cada vez mais significativos para os leitores do Pagina, honrando o convite dos editores do jornal, que confiaram e seguem confiando neste modesto advogado. A interação com os leitores é o que nos motiva a continuar e querer fazer sempre mais e melhor!

Desejo que em 2022 todos nós tenhamos muita saúde, muita paz e grandes alegrias, pois os desafios, certamente, serão novos e muitos. A pandemia, ao contrário do que alguns pensam e pregam, ainda não acabou, já que o vírus segue intrigando a ciência com suas variantes assustadoras.

É momento, mais do que nunca, de refletir sobre o significado da vida e agradecer a Deus pela dádiva que é viver. Muitos foram os que, para a tristeza dos que ficaram, não chegaram até aqui: no Brasil, por covid-19, até o instante em que lhes escrevo, foram quase 620 mil brasileiros.

Mais de 600 mil pais e mães de família, filhos e filhas, avôs e avós, amigos e amigas, colegas de trabalho, vizinhos, pessoas especiais. Muitas delas, amigas nossas, pessoas próximas, que merecem ser lembradas e homenageadas por todos.

Que o novo ano traga as respostas necessárias para que, finalmente, a pandemia tenha fim. Que 2022 também traga às brasileiras e brasileiros a sabedoria necessária para que, através das eleições, que são a festa da democracia, o Brasil possa ser endereçado para um novo caminho: um caminho de progresso e desenvolvimento, de mais respeito e direitos, de mais amor e menos ódio, de mais esperança e união.

Feliz Ano Novo!