6 estratégias para empreender durante a crise

Existem maneiras de lidar com os negócios durante a crise (Foto: Pexels/Reprodução)

Apesar do futuro incerto, existem maneiras mais eficientes e menos dolorosas de liderar negócios na pandemia

Mesmo com tudo o que havíamos projetado para 2020, ninguém esperava que uma pandemia fosse responsável por abalar o cenário econômico. Para liderar em tempos de tanta incerteza, os donos de pequenas e médias empresas, mais do que nunca, devem ter planos em mente. O colaborador da Entrepreneur e empreendedor Stephen Key listou seis estratégias para atravessar esse período.

1. Dar tempo ao tempo

Um impacto dessas proporções leva tempo para ser processado, além dos desafios e oportunidades criados pelo novo coronavírus não só para empresa, mas para as famílias e sociedade no geral. A maior parte das pessoas ficará atordoada por um tempo, o que pode alterar a produtividade. Tire um tempo para respirar fundo e se concentrar em processar tudo o que está acontecendo.

2. Conectar-se com os funcionários

E não apenas pelos meios digitais. Key admite que seu trabalho pouco mudou, do ponto de vista operacional, já que ele administra uma empresa virtual. A diferença é que agora os funcionários que já faziam home office estão trabalhando na presença de seus filhos.

Como proprietário de uma empresa, esse é um momento importante para se conectar e estar mais próximo de todos os funcionários. Eles estão, mais do que nunca, buscando sua orientação e liderança. O empreendedor afirma que “você é o que você acredita” e que é preciso entrar no estado de espírito certo para enfrentar esse período. 

3. Ajudar os clientes

Se for possível, essa é a hora de retribuir. Para ajudar os clientes durante a crise, a empresa de Key está disponibilizando aulas semanais gratuitas online. Além disso, ele lançou um livro com leitura livre no Kindle durante 48 horas. Neste momento, a criatividade é essencial. Existem inúmeras maneiras de oferecer suporte.

4. Planejar o futuro

Apesar da incerteza, uma coisa é clara: tudo irá mudar. As empresas já estão procurando adotar novas práticas para chegar aos clientes, por exemplo. É preciso ter a maior quantidade de informação possível para prever como os setores em que os negócios atuam irão mudar. Key explica que está entrando em contato com colegas para saber como estão sendo afetados. Quando a empresa é pequena, é possível alocar recursos mais rapidamente para se adaptar ao novo cenário.

É um momento de reinvenção. O empreendedor explica que isso significa imaginar novos produtos e serviços para os clientes. É necessário ser flexível e começar a agir agora.

5. Ter empatia 

É um momento difícil para todos. Por isso, é preciso ter em mente que relacionamentos são importantes. Conecte-se com seus clientes, funcionários e empreendedores. Entre em contato direto para saber de que forma você e sua empresa podem ser úteis. Pode ser que, para isso, seja necessário dobrar ou estender as práticas convencionais para se manter financeiramente forte durante a pandemia.

6. Olhar para o futuro

Stephen Key acredita que é possível aprender com cada experiência que você tem como empreendedor -- e que este é um princípio central do empreendedorismo. Ter a coragem de fazer algo novo indica que os obstáculos e erros são inevitáveis. Reserve um tempo para refletir sobre o futuro e como você pode se preparar caso um evento assim aconteça novamente.

Revista PEGN