A ansiedade está prejudicando sua vida?

Preocupação e insônia são dois dos sintomas de quem sofre do transtorno de ansiedade. Imagem ilustrativa.

Ansiedade e medo estão intimamente relacionados, bem como o sentimento de vazio, angústia e timidez

THAÍSE ROCHA | Ansiedade é uma expectativa negativa que acompanha um sentido geral de perigo, trazendo constante medo em relação ao futuro, manifestando reações fisiológicas e cognitivas; ao chegar a um nível elevado se torna um transtorno. Ansiedade e medo estão intimamente relacionados, bem como o sentimento de vazio, angústia e timidez.

Sinais que indicam que possivelmente [alguém] está ansioso é a dificuldades para dormir; por mais que esteja cansado, o indivíduo tem dificuldades de descansar o corpo e a mente. Revira na cama, não consegue se desligar de problemas e, quando finalmente dorme, tem sonos agitados e que podem ser interrompidos diversas vezes.

Os principais sintomas do transtorno de ansiedade são: preocupação exacerbada, insônia, nervosismo, irritabilidade, pensamentos automáticos negativos, dificuldade de concentração, taquicardia, suor excessivo, desconforto gastrointestinal, tensão muscular, dor no peito etc.

Se a ansiedade te paralisa e gera limitações em sua vida diária, não se desespere! Busque apoio na equipe da saúde mental e juntamente com o psicólogo identifique fatores desencadeadores para mudar e recriar novos repertórios de comportamentos frente às situações que te enfraquece.