A família Braga e a política em Xique-Xique
Xique-Xique/BA.
O prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho, anunciou a pré-candidatura do seu primo, o médico Renan Braga (filho do Dr. Renan Teixeira Braga), para sucedê-lo na gestão municipal. É a primeira vez que o médico é indicado a um cargo eletivo.
A escolha do pré-candidato não surpreendeu os eleitores de Xique-Xique. Mesmo tendo à sua disposição nomes de vereadores e secretários que atuam ou atuaram na sua gestão, o prefeito, mais uma vez, optou por um integrante da sua família. Na última eleição em que indicou um sucessor (2012), o prefeito havia escolhido o seu tio, Dr. Renan Teixeira Braga (falecido em 2022), para disputar as eleições, não sendo eleito.
Nos últimos 50 anos a família Braga esteve no maior cargo do executivo municipal por metade desse período. Ao final da gestão do prefeito Reinaldo Braga Filho, a família somará 25 anos à frente da Prefeitura de Xique-Xique. Os dezesseis anos da sua gestão se somarão aos quatro anos da gestão do seu avô, Raul Teixeira Braga (1989-1993), e aos cinco anos da gestão do seu pai, Reinaldo Teixeira Braga (1977-1982). Destaca-se que o pai foi vereador entre 1971 e 1972 e deputado estadual por quase 40 anos, e o tio, Dr. Renan Teixeira Braga, foi prefeito e vice-prefeito da cidade de Itaguaçu da Bahia e vice-prefeito de Xique-Xique.
Há mais de 50 anos os Braga exercem forte influência na política xiquexiquense e muito do que a cidade é hoje tem a sua contribuição, seja nos aspectos positivos ou negativos. Neste ano, mais uma vez a população decidirá se a hegemonia da família será ampliada ou se abrirá espaço para outros nomes do cenário local.
Por Layno Sampaio Pedra.
2 Comentários
Zidinalva Brandão da Silva
19 de Junho de 2024 às 13:11Layno, através de sua escrita, percebi que o sistema de Capitanias Hereditárias ainda prevalece em Xique-Xique. A família branca reinando absoluta. E lamentável, não existes outros quadros competentes, o a manipulação, inclusive com dinheiro, é quem manda
Zélia Jacobina
17 de Junho de 2024 às 18:34Muito bem redigido é uma realidade. Imoralidade se os Xiquexiquense não descobrirem que o atraso de Xique-Xique está atribuído a esta família.