A febre passageira de algumas redes sociais

BeReal. Imagem ilustrativa.

A febre agora é um aplicativo chamado BeReal. O app vem sendo um dos mais baixados na Apple e Google Store

GRACIELA PELEGRINI | Se você é um millennials, assim como eu, certamente tem uma conta no Instagram e já passou pela fase do Orkut e Facebook. Pois é, o ciclo se repete, e com o passar dos tempos, as pessoas acabam abandonando determinadas redes sociais e migrando para outras. Quando surge uma nova rede social, os adolescentes/jovens, normalmente são os primeiros usuários; isso acontece porque eles são capazes de assimilar mais rápido o uso das plataformas, além de ter mais tempo para explorá-las. Em contrapartida, são os primeiros a “enjoar” da rede e migrar para outra.

Pois bem, você já deve ter visto adolescentes dançando em frente a uma câmera com coreografias perfeitamente alinhadas, certo? Se sim, já sabe que minutos depois o vídeo foi parar no TikTok. A plataforma chinesa é hoje a preferida entre a Geração Z (nascidos entre 2000 e 2013), seguida do Instagram. Mas parece que tanto o Tiktok, quanto o Instagram podem deixar de ser os preferidos dessa galera. Não, não é apenas porque eles “enjoaram” ou porque os “parentes” mais velhos chegaram por lá. Parece que o motivo é que essa geração cansou do perfeccionismo de um “feed” digno de propaganda de margarina, cansou de idolatrar pessoas que não mostram uma vida real, tão “real” assim, afinal, convenhamos, são poucos os corajosos que se arriscam e mostram uma visão nua e crua do seu dia, sem filtro.

E por que estou dizendo que essa galera cansou do perfeccionismo não real? Pois bem, no quesito rede social, a febre agora é um aplicativo chamado BeReal. O app vem sendo um dos mais baixados na Apple e Google Store.

Na contramão dos filtros, o novo queridinho parece mostrar a vida real, de fato. Funciona assim: Em alguma hora do dia, uma notificação surge no celular do usuário e ela tem exatos dois minutos para postar uma foto usando as câmeras do celular. A ideia é mostrar exatamente onde, e o que está fazendo no momento, sem tempo para “arrumar” a foto, caso contrário, o app vai “dedurar” mostrando quanto tempo o post demorou para “sair do forno”. Ao postar a foto o usuário pode escolher entre compartilhar com os amigos ou com todos os outros milhões de usuários do BeReal, que podem comentar um realmoji, uma carinha para dizer se gostou, ou não do que viu.

Outra coisa que está atraindo adeptos para a nova rede é que não tem contagem de seguidores. Isso mesmo; parece que “todos são iguais perante o BeReal”, além da plataforma não divulgar qualquer tipo de anúncio. Ah, outra lei que parece vigorar por lá, é a lei do retorno: só é possível ver as fotos dos outros usuários após postar a sua própria foto. Segundo usuários do novo app, leia-se Geração Z, além de manter contato com os amigos, a autenticidade é o que mais tem chamado a atenção no aplicativo.

Se você chegou até aqui, acredito que deve estar se questionando: então esse tal de BeReal vai tomar o lugar do Tiktok, e Instagram? Bom, eu particularmente não apostaria tão alto. Não é de hoje que algumas redes sociais viram febre, e dias depois, são esquecidas. O Snapchat no Brasil, por exemplo, era muito mais atrativo antes do Instagram adicionar a função dos storys. O Cube House então, foi tão passageiro que a febre não chegou a completar nem um mesvesário.

Mas, se você, assim como eu, é apaixonado por uma novidade, vale a pena ficar de olho.