A Lente Intraocular para a Cirurgia de Catarata

Imagem ilustrativa.

*LEANDRO AMARAL | A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais seguros e realizados no universo médico. Em sua fase final, é implantada uma lente artificial dentro do olho, o que permitiu a muitos pacientes retomar ou executar, de forma mais rápida, atividades que antes eram deixadas de lado. Neste contexto, houve uma grande evolução em tudo que se refere a estas lentes, desde a sua criação, em 1949.

A melhora da quantidade e qualidade visual se deve a remoção da lente natural ‘opacificada’, e também porque as lentes artificiais já são fabricadas para o grau que o paciente necessita.

Contudo, algumas pessoas necessitam que a sua visão seja corrigida para longe, para perto, bem como para o astigmatismo. Neste sentido, novas tecnologias foram criadas para suprir todas as necessidades.

Portanto, o cirurgião deve apresentar as melhores opções cirúrgicas para seus pacientes e por meio de exames específicos, bem como planejamento adequado promover a reabilitação visual de forma segura, esperando-se, com isso, melhora significativa da qualidade de vida para quem precisa.