A medicação como fuga dos problemas do cotidiano

Imagem ilustrativa.

THAÍSE ROCHA | O crescimento nas vendas denuncia uma população em sofrimento psíquico maior do que se imagina. Segundo dados da consultoria especializada no setor farmacêutico, IQVIA, medicamentos para tratar transtornos de ansiedade, insônia e depressão aumentaram suas vendas imensamente.

A medicação como fuga da realidade é um mecanismo de defesa que muitas pessoas recorrem como uma forma de evitar determinados sofrimentos, por parecer pesados demais para suportar. Como você tem se sentido ultimamente? O que afeta nosso corpo físico, antes começa em nosso campo emocional.

Passamos por situações muito difíceis na pandemia ocasionada pelo coronavírus (Covid-19), quando nós, de forma surpreendente, ficamos isolados e reclusos do contato social por um motivo que não era bem reconhecido por nós.

Tivemos reajustes financeiros e emocionais para enfrentar tantas demandas, como lidar com a ansiedade, apreensão da incerteza quanto ao futuro, como também gerenciar as emoções da nossa família.

O estresse foi vivenciado por todos nós, com uma resposta diferente para cada um, alguns de forma patológica se instalou, desencadeando transtornos mentais. Uma dica preciosa: tenha alguém para conversar, ser ouvido e acolhido. Mas ainda assim, é fundamental buscar um psicólogo para juntos construírem estratégias de mudanças.

O principal perigo é adotar certa medicação sem a devida orientação médica. Havendo necessidade do uso da medicação, o ideal é que seja estabelecida uma parceria entre o médico psiquiátrico, psicólogo e paciente. A psicoterapia é essencial nesse processo.