A mesmice do Desfile de 7 de Setembro em Xique-Xique

Imagem meramente ilustrativa.

Espero, contudo, que os organizadores dos Desfiles de 7 de Setembro em Xique-Xique comecem a implementar mudanças capazes de recuperar o prestígio de suas melhores edições...

EDILSON ROCHA | Mais um Desfile de 7 de Setembro foi realizado em Xique-Xique e, logicamente, como nos anos anteriores, não poderia deixar de filmar o da edição deste ano, embora, desta vez, tenha cometido um “vacilo”, que foi o fato de eu não ter chegado a tempo de registrar a participação dos membros da Loja Maçônica. Ao chegar ao circuito do desfile, seus membros já haviam desfilado. A Loja Maçônica, segundo a ordem sequencial divulgada pela Prefeitura nas redes sociais, estava estabelecida como a primeira participante a desfilar.

Como venho assistindo há tempos às várias edições dos Desfiles de 7 de Setembro em Xique-Xique e integro o Conselho Municipal de Educação, me vejo capaz o suficiente para tecer as minhas críticas sobre o que acho necessário fazer no tocante às suas melhorias, pois acho totalmente absurdo um número tão grande de alunos descer a Avenida J. J. Seabra, enfrentando sobre seus rostos o Sol escaldante e um congestionamento que os obriga a manter-se parado por vários minutos, aguardando as escolas à frente seguirem o percurso. Um horror! E o que dizer sobre a liberdade de os próprios espectadores e automóveis, trafegarem em trechos do circuito do desfile, apesar de ter sido nos intervalos?

Não vejo, sinceramente, mais desfiles, com marchas, por exemplo, mas sim verdadeiras caminhadas, com alunos muito distantes do que de fato representa o Desfile de 7 de Setembro, cuja maioria, a julgar por suas performances, não parece saber o que é civismo, o que é amor à pátria.

Em meio a conversas com pais de alunos, nervosos ao verem seus filhos constantemente parados no circuito do desfile, sob o Sol escaldante de Xique-Xique, tive conhecimento de que as escolas premiam com abonos de 2 a 3 pontos todos os discentes que participam do Desfile de 7 de Setembro, o que acho algo inconcebível, haja vista que seria muito mais interessante a participação por amor ao evento e não pelo recebimento de vantagens em notas sobre uma matéria do currículo escolar, ainda que seja específica e pré-determinada pela unidade de ensino e não por livre opção dos alunos.

Para a edição deste ano, a Prefeitura de Xique-Xique determinou punições às escolas que atrasassem o início a elas pré-estabelecidas. Todavia, isso não foi o suficiente para que o povo se deparasse com atrasos e mais atrasos durante boa parte, senão toda, do desfile. Em resumo, é inquestionável a necessidade de o Desfile de 7 de Setembro em Xique-Xique sair da mesmice. O povo, em geral, embora não fale publicamente, não está mais apreciando o desfile como antigamente, tanto que, a cada ano, exceto nos que há eleição, o número de espectadores está diminuindo.

Tive a oportunidade de levantar este assunto numa das reuniões do Conselho Municipal de Educação e, infelizmente, não houve, a meu ver, a atenção devida. Afinal, uma “uma andorinha só não faz verão”. Espero, contudo, que os organizadores dos Desfiles de 7 de Setembro em Xique-Xique comecem a implementar mudanças capazes de recuperar o prestígio de suas melhores edições, quando realmente podia-se dizer que esta cidade realizava, realmente, um evento patriótico, que lotava todo o circuito e causava orgulho enorme a cada aluno participante no dia em que se comemora a Independência do Brasil.