Agora é possível bloquear chamadas de telemarketing com lista "Não Perturbe"

Imagem ilustrativa/divulgação.

Após determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), começa a funcionar nesta terça-feira (16) a esperada lista "Não Perturbe". Com ela, o consumidor finalmente poderá se livrar das conhecidas e incômodas chamadas de telemarketing.

De acordo com a agência reguladora, a ação é válida apenas as chamadas feitas pelas empresas de telecomunicações e não se estende a chamadas realizadas por companhias de outros setores. Por isso, a lista valerá apenas para clientes da Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.

Além disso, o prazo para que o bloqueio das ligações comece a valer é de 30 dias após a solicitação do cliente. Caso alguma das empresas venha a descumprir a regra, ela pode ser advertida ou até mesmo penalizada com multas que podem chegar a até R$ 50 milhões.

Caso você esteja cansado de receber esse tipo de ligação e quer se livrar do incômodo diário, o primeiro passo é acessar o site oficial por meio deste link. As demais etapas estão abaixo:

  • Crie um login com seu e-mail e senha
  • Informe seu CPF
  • Cadastre o número do telefone (celular ou fixo)
  • Escolha quais empresas quer bloquear

O novo site também permite que o usuário cadastre mais de uma linha. Para isso, basta apenas repetir as operações acima.

Outras ações

Com a implementação da lista "Não Perturbe", a Anatel agora estuda outras medidas para livrar os clientes das temidas ligações feitas por robôs. A ideia é que seja implementado um controle de chamadas realizadas por empresas que não são reguladas pela agência.

No entanto, os detalhes da nova iniciativa ainda não foram revelados. De toda forma, a Anatel também solicitou que a área técnica crie propostas para limitar os abusos nas chamadas de telemarketing, mesmo que de outros serviços fora da área de telecomunicações (bancos e outras empresas).

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