Agosto Lilás

Imagem ilustrativa.

“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.

Não é novidade que a violência física, moral, sexual ou simbólica tem afligido a sociedade ao longo dos séculos. Mesmo com todo o avanço social, educacional, tecnológico, esse é um problema que não conseguimos derrotar. E hoje, mais do que nunca, temos vivido dias que parecem cada vez mais assustadores. O feminicídio tem se tornado familiar no nosso vocabulário, usado para denominar assassinatos de mulheres cometidos em razão do gênero.

O problema em números alerta que, 20% dos homicídios no mundo são cometidos por familiares, 64% desses crimes têm como vítimas mulheres e, 82% quando cometidos por parceiros íntimos, têm as mulheres como vítimas.  

Mesmo que existam leis de combate a agressões dessa e de outra natureza, ainda há muito a ser feito para mudar mentalidades e comportamentos. É por isso que você e eu devemos acreditar que é possível vencer toda e qualquer manifestação de agressividade, bem como a dor que ele gera. Mais ações educativas e preventivas para que os adultos do futuro sejam respeitosos, defensores uns dos outros e saibam valorizar a vida.

Fonte: Relatório de 2018 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC).