Ainda vale a pena fazer faculdade?

Imagem ilustrativa. 

[...] estamos entrando em uma era onde nunca se valorizou tanto o conhecimento

Já me questionei e fui questionada inúmeras vezes sobre a importância que um diploma de graduação tem na vida de uma pessoa. Pois bem, após leituras, conversas e estudos, cheguei a uma conclusão: se você não nasceu filho de milionários, não ganhou na Megassena, ou não tem nenhum laço sanguíneo com a rainha Elizabeth, você precisa, sim, de um diploma de curso superior pendurado na sua parede. E meu objetivo até o final desse artigo é te convencer disso.

PUBLICIDADE

Você pode dizer que Bill Gates, Steve Jobs e Mark Zuckerberg não precisaram de diploma para se tornar bilionários. Pode argumentar que empresas como Apple e Google já não exigem curso superior para contratação. 

Concordo com todas essas colocações, entretanto, exemplos como esses são a exceção e não a regra. Você pode até ter um tio que mal sabe ler e escrever, que montou um ótimo negócio e ficou rico. Pois bem, seu tio continua sendo minoria, continua sendo a exceção.

É fato que nos dias atuais um diploma não é garantia de um bom emprego, muito menos de se tornar um milionário. A única garantia que temos é que, se está ruim para quem tem um curso superior, uma qualificação, está pior para quem não tem. O que algumas pessoas não entendem é que, o diploma não é mais um diferencial, um diploma é requisito mínimo para se conseguir um emprego relativamente bom.

Se eu fosse definir a importância de uma graduação nos dias atuais, eu diria que a faculdade de hoje é o "segundo grau" de antigamente, hoje chamado de ensino médio. Nada além do básico, do mínimo. Digo requisito mínimo porque se você tem apenas a graduação e acha que ela irá “se fazer você na vida”, você está completamente enganado. 

A graduação te dará um conhecimento mínimo de uma certa área; todo o conhecimento extra, todos os cursos, estágios, intercâmbios, livros é que vão te diferenciar, te tornar competitivo, te tornar um bom candidato a uma vaga de emprego.

Sim, estamos entrando em uma era onde nunca se valorizou tanto o conhecimento; é fato também que muita coisa que se aprende na escola ou na faculdade nunca serão utilizadas para nada, afinal, não é todo dia que utilizamos a regra do trinômio do quadrado perfeito, certo? Mas isso é a base, é isso que te fará apto para que, lá na frente, você possa escolher o que realmente importa estudar. 

Claro que não podemos apenas nos conformar em passar uma vida estudando o cateto da hipotenusa enquanto o currículo básico não contempla oratória, técnicas de negociação, inteligência emocional entre outros conteúdos que utilizamos ao longo da vida. Mas daí estamos falando de uma questão que extrapola este artigo, estamos falando de uma reforma em todo o currículo de ensino, desde o fundamental até o superior. Tema para abordarmos em um artigo futuro.

Para fechar, se eu pudesse dar um conselho, eu diria: escolha um curso superior ao qual você se identifica, afinal você vai passar o resto da sua vida estudando e, independentemente da área que você escolher, estude comunicação e expressão, finanças, liderança, empreendedorismo, vendas e negociação, eles vão ser úteis por toda a sua vida, eles vão fazer a diferença no seu currículo após a formatura. Já a graduação, será apenas o básico no seu currículo. 

Um grande abraço - @grapelegrini