Alagoinhas: Em inspeção, MP encontra superlotação e insalubridade em casas de acolhimento de idosos

Divulgação MP / BA.

Superlotação de alojamentos, ambientes insalubres e até ausência de profissionais capacitados para realizar o cuidado de idosos foram alguns dos problemas encontrados em oito Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS) de Alagoinhas, que foram inspecionadas pelo Ministério Público estadual de 12 até 21 de agosto.

As inspeções foram realizadas pela promotora de Justiça Andrea Borges Miranda, com o apoio de psicólogos e assistentes sociais da Central de Assessoramento Técnico Interdisciplinar (Cati), órgão ligado ao Centro de Apoio de Direitos Humanos (Caodh), e de engenheiro civil da Central de Apoio Técnico (Ceat) do MP. 
 
Todas as instituições são da rede privada e se sustentam por meio de doações e do benefício assistencial dos idosos. As unidades são: Associação Acolhedora de Idosos Kayrós, Casa de Repouso Lírio dos Vales, Lar Franciscano Emma Barbetti, Lar Bezerra de Menezes, Lar Nossa Senhora do Carmo, Lar Recanto da Paz, Lar Substituto Lindaura Plácido de Carvalho e Lar Substituto Nova Esperança. Ao todo, são acolhidas 212 pessoas nas casas.
 
Segundo a promotora Andrea Borges, o Lar Bezerra de Menezes apresentou as piores condições e as irregularidades mais graves. 

No local, foram encontrados diversos focos do mosquito Aedes Aegypti e grande quantidade de entulho, em área utilizada como depósito de latas, garrafas, telhas, cadeiras e mesas quebras e carros abandonados.

“Acionamos imediatamente os órgãos municipais (Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e Secretaria de Serviços Públicos) e o Corpo de Bombeiro, para fazer avaliação e sanar os problemas. Os focos foram eliminados e o entulho retirado, em volume superior a três caçambas”, afirmou, em nota, a promotora. 
 
O MP já instaurou um inquérito sobre a situação do Lar e será realizada reunião com os responsáveis do estabelecimento e a prefeitura, para que a fiscalização no local seja intensificada e os direitos dos acolhidos garantidos.

Quanto às demais instituições, serão instaurados inquéritos civis para acompanhar e cobrar a adoção de medidas que sanem os problemas encontrados.