AMI – Associação Melhor Idade. Abrace esta causa!

Imagens: Edilson Rocha

Em setembro deste ano, fui visitar uma instituição em Xique-Xique, a qual, segundo uma amiga minha, Sandra Lucilla, cuidava de pessoas idosas do Município, o que me levou a imaginá-las acamadas e doentes. Entretanto, ao contrário do que passava em minha imaginação, a instituição, cujo nome é AMI – Associação Melhor Idade, é um local onde encontrei pessoas da terceira idade muito felizes, sorridentes e brincalhonas que, assim como o seu idealizador, fundador e coordenador, Zelino Feitosa, e vários voluntários, me receberam muito bem.

Zelino Feitosa - idealizador da AMI.

A AMI é uma instituição onde em todos os sábados, a partir das 13 horas, dezenas de idosos se fazem presentes, para conversar, assistir a palestras, dançar, fazer exercícios físicos, dinâmicas, aprender a fazer artesanatos, entre outras coisas benéficas às suas idades. É uma instituição filantrópica que faz um trabalho extraordinário, contando sempre com o apoio de voluntários que, mesmo após trabalharem em suas mais diversas áreas de atuação profissional durante a semana, não medem esforços para ir à sede da AMI ajudar essas pessoas idosas, dando-lhes muito amor, muito carinho, tratando-as como se fossem seus pais.

Neste aspecto, os voluntários não se cansam de dizer o quanto são felizes por dar toda a atenção aos idosos, pois acabam também recebendo, mesmo sem pedir nada em troca, toda a transmissão da felicidade dos garotos e garotas. Sim, garotos e garotas, pois é assim que se sentem os idosos da AMI.

Espaços de diversão, de entretenimento, de lazer, enfim, são praticamente inexistentes em Xique-Xique e a AMI acaba sendo a opção disponível a pessoas idosas que desejam se divertir e receber toda a atenção que merecem, tornando-se, desta forma, uma espécie de antídoto para protegê-los contra várias doenças, entre as quais a depressão.

A Associação Melhor Idade (AMI) é mantida através de contribuições de voluntários e cooperadores, não contando com qualquer ajuda de órgãos federal, estadual nem municipal. As dificuldades são enormes, pois a sede é alugada, não possui transporte para locomoção dos idosos, que saem de vários bairros onde moram no Município, sob forte sol e calor, até a sua sede, situada na Rua Rui Barbosa, em frente à Loja Sinai, e a merenda é oferecida por algum dos colaboradores.

Torço muito para que AMI, através de todos os seus voluntários, colaboradores e, principalmente, os idosos, receba todo o apoio possível da sociedade, em seus mais diversos segmentos, incluindo os setores públicos. Por fim, permito-me pedir a cada leitor do Pagina Revista: abrace esta causa!