Após a tempestade o sol brilha

Imagem meramente ilustrativa.

Tem uma frase da Clarice Lispector que diz que “Após a tempestade o sol brilha”. É incrível, como uma frase tão pequena, pode nos trazer tanta reflexão.

Ao lê-la, logo compreendemos que tudo nessa vida passa: os dias bons, assim como os dias maus. Nada é estático.

Às vezes, somos surpreendidos com certos acontecimentos que viram a nossa vida de ponta- cabeça e, inesperadamente, somos obrigados a lidar com situações que nos trazem alegria, e/ou tristeza.

O fato é: estamos em constante movimento. E isso nos traz alegria de saber que nenhum problema durará para sempre, nenhuma dificuldade perdurará. Por outro lado, traz também a compreensão de que, se os dias maus não são para sempre, os dias de paz e tranquilidade também não serão.

Desta forma, somos despertados a entender que a vida é uma espécie de montanha russa, o que significa dizer que, todo ser humano está suscetível a altos e baixos. O trajeto às vezes, tem uma enorme descida, no entanto, é essa descida que nos  impulsiona a percorrer o resto do caminho, claro que não na mesma velocidade, mas numa velocidade menor. Sendo assim, não podemos permitir que as adversidades da vida, tirem a nossa paz, e nos impeçam de enxergar o sol que está prestes a surgir no horizonte.

A grande lição é: o tempo e as circunstâncias podem mudar a qualquer momento, e o melhor exemplo disso são os pássaros. Quando um pássaro está vivo, ele come as formigas, mas quando ele morre, são as formigas que o comem.

Que possamos ter a serenidade para apreciar todos os momentos da nossa vida.

As tempestades, apesar de assustadoras apresentam lições. Os dias maus são bastante desafiadores e igualmente valiosos, pois nos obriga a reavaliar os significados que temos dado à nossa vida. Que os dias maus, sejam acompanhados de esperança e fé e que os dias bons, sejam apreciados com gratidão e reciprocidade.

Que possamos ter a capacidade de recomeçar a cada momento, certos de que, nada dura para sempre, e após a tempestade, o sol sempre brilha.