Aprove a si mesmo

Imagem ilustrativa.

MÔNICA BASTOS | Sentir-se aceito é uma condição emocional que na maioria das vezes, vem acompanhada de uma necessidade de aprovação alheia. E infelizmente, diariamente muitas pessoas sofrem quando se deparam com a rejeição.

A rejeição é algo que pode manifestar-se através de uma fala, atitude ou até mesmo um simples olhar. Diante disso, é normal tentar entender o motivo pelo qual, alguém não nos aceita. No entanto, não é emocionalmente saudável viver em busca da aprovação de alguém, até porque, existem pessoas, que simplesmente não gostam de você, e nada do que fizer mudará isso. Às vezes, a nossa existência é motivo suficiente para atrairmos desafetos.

A busca desenfreada pela aceitação, pertencimento e reconhecimento, é indicativo de problemas com a autoestima. Portanto, controle emocional e domínio próprio são atributos essenciais para a mantutenção do equílibrio. Não podemos permitir que à visão e/ou comportamento do outro, em relação a nós, nos desesabilize ao ponto de tomarmos atitudes que causem prejuízos à nossa vida.

Como lidar com essa necessidade de aceitação?

É preciso compreender que jamais agradaremos a todos. Isso é impossível. Algumas pessoas vão nos amar e admirar pelo o que somos, e outras nos odiarão pelo mesmo motivo. Desta forma, não podemos controlar o que o outro sente em relação a nós, mas podemos controlar nossos sentimentos e comportamentos em relação a isso, não permitindo sermos afetados.

De acordo com José Roberto Marques: “A busca interrupta pela aprovação alheia faz com que você priorize aquilo que você acha que as pessoas esperam de você, ao invés de fazer suas escolhas baseado em suas próprias convicções. Honrar e respeitar a sua própria história significa também saber honrar as suas convicções, os seus aprendizados e os seus valores. E mesmo, que não tenha se dado conta ainda, você com certeza conhece mais sobre você mesmo e suas necessidades do que qualquer outra pessoa no mundo.”

Quando sabemos exatamente quem somos, não há em nós necessidade de provar nada pra ninguém. Então, aprove a si mesmo.