Associações de agricultura familiar fomentam a economia local e a autoestima das mulheres em Lapão

Agricultoras da Associação Mulheres em Ação — Foto: Reprodução/G1.

No município de Lapão, na Região de Irecê, as associações de mulheres que trabalham com agricultura familiar estão cada vez mais se expandindo e trazendo, além de desenvolvimento socioeconômico para a região, uma injeção de autoestima para as trabalhadoras rurais.

Na zona rural do Lapão, 27 agricultoras dividem o espaço da Associação de Mulheres em Ação, no povoado de Aguada Nova. A corporação completa 20 anos em setembro de 2023, e desde sua origem até hoje vem transformando vidas através das plantações comunitária.

O grupo aposta na Agroecologia e, além das hortaliças e folhagens, também cultiva mamão mandioca e milho. A associação também pretende aumentar a renda das trabalhadoras rurais com a inauguração da nova fábrica agroecológica, que deve intensificar ainda mais a produtividade no local.

Vilma Nonato, uma das integrantes do grupo de agricultoras, sabe a importância de estar inserida no projeto. “Queremos mostrar que mulher também sabe trabalhar. Nós sabemos produzir e mexer com a terra. Eu sempre falo com as meninas que juntas somos mais fortes”, relata a trabalhadora à reportagem.

Fábrica de produção agroecológica no Lapão — Foto: Reprodução/ G1.

Se engana quem pensa que é somente no povoado de Aguada que a agricultura familiar vem ganhando espaço no Lapão. Também composto por mulheres, na localidade de Lajedo de Eurípides, outro grupo se destaca, só que com foco voltado para a produção de bolos e biscoitos em uma cozinha comunitária. Os lucros com a venda dos produtos sustenta mais de 20 famílias quilombolas.

Os alimentos produzidos na cozinha comunitária são destinados aos estudantes das escolas públicas da localidade. Para a presidente da associação, além do fator econômico, esse trabalho empodera as mulheres da região. “A organização motivou as mulheres da nossa comunidade a sair da vida pacata que tinham e buscar a independência financeira”, salienta Dilma Mendes em entrevista ao portal.