Autoconhecimento e Sucesso Pessoal

Imagem: internet.

Antes de pensar em conhecer o outro, é necessário conhecer a si mesmo. Antes de se relacionar com alguém, é necessário se relacionar consigo mesmo; tenha ciência de suas fortalezas e fraquezas, conheça suas crenças, padrões mentais, emoções e o que o motiva em sua vida. Os valores e as crenças têm papel fundamental em nossas ações com nossos relacionamentos pessoais e laborais, pois podem nos impulsionar, como também nos limitar.

Ao ter consciência de si, a pessoa está apta e fortalecida para compreender suas relações e, assim, direcioná-las com menos julgamento e considerá-los seres em desenvolvimento, estimulando seu próprio potencial, e de cada um, de seu convívio.

Em todo processo de autoconhecimento é preciso um olhar cuidadoso para cada um dos aspectos que enxergamos nesse caminho. Alguns aspectos, muitas vezes, já conhecemos, pois recebemos feedbacks constantes de nossos familiares e amigos. Nem sempre estaremos prontos para lidar com aquilo que descobrimos.

Vamos imaginar, por exemplo, que acabamos de mudar para uma cidade. Tentamos descobrir do que gostamos, do que não gostamos, quais locais são mais interessantes, entre outros, e damos prioridade àquilo que é essencial para o nosso dia a dia.

Pode ser que, naquele momento, o que esteja nos agradando mais seja uma praça ou um parque, mas daqui a algum tempo, não seja essencial. Descobrimos novos locais, sensações e limitações daquela cidade. Assim é nosso autodesenvolvimento! Em determinada fase da vida damos mais valor a ter mais dinheiro, em outra fase, ter mais tempo para a família. O importante é entender esta evolução e saber tirar o melhor destas fases, esta é a chave para a alta performance e sucesso pessoal.