Autoimagem, autoestima e transição capilar

Imagem ilustrativa.

THAÍSE ROCHA | Transição capilar é o processo de recuperação dos fios naturais, eliminando chapinha e alisamento químico. Muitas mulheres passam, ou pensam, ou desistem da transição capilar.

É um processo muito delicado, pois se trata de uma vida inteira sendo submetida a “rituais de beleza” para esconder o volume ou estrutura do seu cabelo, deixando-o o mais próximo do padrão social; ou seja, crianças que podem crescer com ideias negativas acerca do seu cabelo. 

A transição capilar exige paciência. No início, o cabelo fica sem definição e pode ser um período muito doloroso, causando a diminuição da autoestima de algumas pessoas, pois elas acabam revivendo experiências traumáticas da infância. É uma transformação não apenas externa, mas principalmente, interna.

Na transição capilar, é imprescindível trabalhar o fortalecimento das emoções, para lidar com os sentimentos e emoções gerados por este processo.

Você já parou para pensar sobre o impacto do seu cabelo em sua vida? O cabelo simboliza força e sedução. A questão é: podemos passar por diversas aparências em nossas vidas, até encontrar aquela que mais nos identifica.

Talvez você queira seu cabelo natural, como o melhor caminho, ou não (...), e está tudo bem! Tem quem ame ter cabelos lisos e, o importante de tudo isso, é aceitar e ser feliz. Não coloque sua saúde mental em risco para conquistar um padrão de beleza imposto pela sociedade.

Ame-se, orgulhe-se!