Avalie bem antes de tomar uma decisão!

Imagem ilustrativa.

MÔNICA BASTOS | Uma nuvem de pessimismo paira sobre as nossas cabeças, isso devido a atual situação do mundo. Vivemos uma combinação de crise econômica, política, social (...) Mas a maior das preocupações é pela preservação da vida.

Como sobreviver diante de um cenário tão assustador? Podemos encontrar a resposta para essa pergunta, em uma das frases de Charles Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

O COVID-19 nos obriga a mudar os nossos hábitos diários, à nossa rotina. E todas essas mudanças provocam em nós uma sensação de insegurança.

O fato é: estamos em crise, e em momentos de crise, é importante ter consciência de que muitas coisas mudam e se quisermos sobreviver ao caos, precisaremos sabiamente nos adaptar. A adaptação é uma estratégia positiva para continuar prosseguindo. Nós precisamos nos adaptar à atual realidade a qual estamos inseridos. Essa adaptação requer de nós coragem num período dominado pela instabilidade e incerteza.

Neste momento, precisaremos de capacidade psicológica para compreender pensamentos e lidar com as emoções, principalmente acerca da tomada de decisões.

O neurocientista português António Damásio afirma que as emoções desempenham um papel muito importante no desenvolvimento do raciocínio e na tomada de decisão. Segundo ele, há decisões que são feitas pela própria emoção. Sendo assim, o sucesso das nossas decisões dependerá da maneira como estamos nos sentindo e como controlamos isso.

Todos nós somos diferentes psicologicamente e alguns têm um repertório melhor que outros para lidar com emoções. Não é fácil conseguir manter-se sereno diante de uma adversidade administrando as emoções.

Então, antes de tomar qualquer decisão nesse caos, leve em conta o cenário atual.

Cuidado com as decisões!

Ainda que você não tenha aprendido a lidar com as emoções, ter a compreensão de que elas influenciam positivamente e negativamente no seu poder de decisão é imprescindível, para que as decisões tomadas neste momento, não ocasione prejuízos, econômicos e/ou emocionais.