BAHIA:Secretaria da Educação do Estado dialoga com a SETRE e a SUDESB sobre ações para potencializar a prática esportiva nas escolas estaduais

Foto: divulgação.

A Secretaria da Educação do Estado está implantando ações voltadas ao fortalecimento das práticas esportivas no ambiente escolar como parte do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Entre as estratégias para isto, está a formação de parceria e o assunto foi discutido, na terça-feira (19), entre o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (SETRE), Davidson de Magalhães e o diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), Vicente Neto.

Ao destacar a importância do esporte para a aprendizagem dos estudantes, o secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre agendas em comum que estão sendo planejadas com a SETRE e a SUDESB. “Dialogamos como inserir o esporte no processo da aprendizagem e, nesta direção, nós estaremos nos preparando para dois jogos: os Jogos Universitários Brasileiros, que possuem uma coordenação nacional e acontecerão em todo o Brasil, incluindo a Bahia, e nós participaremos por conta das universidades e parcerias. Além disso, já demos início à nossa agenda dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), que também tem uma forte parceria com a SUDESB”, destacou.

Jerônimo também acrescentou que “a SUDESB e a SETRE nos apresentaram um calendário e uma estratégia de como construirmos de forma conjunta, pois em um dado momento a realização dos jogos estudantis tem uma forte participação e envolvimento da SUDESB e que possui uma qualificação com relação à infraestrutura da prática de esporte como quadras, campos, ginásios de esporte, piscinas e outros jogos que eles têm uma experiência e nós queremos dialogar para compartilhar isso”.

Para o secretário da SETRE, Davidson Magalhães, a parceria é fundamental. “Queremos dar uma nova roupagem para os jogos estudantis, com novas estratégias de divulgação, atrativos para os estudantes e uma participação mais ativa dos municípios”. Já Vicente Neto salientou que “a participação da Bahia nos Jogos Universitários Brasileiros será muito importante para o nosso Estado, pois é um evento de destaque nacional”, comentou.

JERP – No âmbito da rede estadual de ensino, a Secretaria também está instrumentalizando a rede para potencializar os Jogos Estudantis da Rede Pública, por meio, por exemplo, da construção de quadras cobertas. Além disso, estão sendo planejados a formação de professores de Educação Física e o reforço na interdisciplinaridade. Neste sentido, a SEC também está ampliando o diálogo com os municípios e as unidades escolares.