Bolsonaro demite ministro Luiz Henrique Mandetta

Foto: Isac Nóbrega/PR.

Titular da pasta da Saúde, médico ortopedista entrou em rota de colisão com o presidente após defender o isolamento social para combate ao coronavírus

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi demitido do cargo hoje (16), após decisão do presidente Jair Bolsonaro.

Médico ortopedista e deputado federal pelo DEM, Mandetta foi nomeado como ministro da Saúde logo após a posse de Bolsonaro e estava em rota de colisão com o chefe do Executivo nacional devido à maneira como conduziu a crise da pandemia do coronavírus.

O ministro defende o isolamento social total como medida para combater a disseminação do vírus, enquanto Bolsonaro se posiciona a favor do chamado "isolamento vertical", que abrange apenas idosos e grupos de risco. Além disso, Mandetta é crítico ao uso de cloroquina no combate à Covid-19, defendido por Bolsonaro. A divergência levou a um conflito público entre os dois.

Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros (...), disse Mandetta.

Metro1