Bota a cara no sol

Imagem ilustrativa.

A verdade é que, botar a cara no sol, não é para qualquer um (...)

MÔNICA BASTOS | Não é novidade para ninguém, que a pandemia provocada pelo Covid-19, mudou as nossas vidas. Por muito tempo desejamos voltar à vida normal, até finalmente entendermos que isso seria impossível.

A pandemia modificou a nossa realidade, principalmente no que diz respeito aos comportamentos, atitudes e hábitos. Inesperadamente, e para nossa proteção, fomos obrigados a fazer uso de máscaras. Mas enquanto a maioria da população mundial se acostumava a fazer uso de máscaras, alguns indivíduos já estavam bastante familiarizados com o “acessório”. Isso porque, enquanto uns usam máscaras para se proteger do Covid-19, outros as usam para esconder suas verdadeiras identidades.

Nos últimos anos, as redes sociais evoluíram consideravelmente. É de praxe acordarmos e dar aquela olhadinha no instagram, whatsapp, twitter, facebook etc. E devido a esta evolução, houve um aumento significativo de perfis falsos, gerando grandes prejuízos aos usuários, nas mais variadas áreas, ou seja, da financeira à emocional.

Além das ocorrências de golpes, com o intuito de retirar dinheiro, os perfis falsos são muito utilizados para difamar, insultar, propagar informações falsas e para o cometimento dos mais diversificados tipos de preconceito.

Por que as pessoas se escondem atrás de perfis falsos?

De acordo com alguns profissionais da psicologia, muitos são os motivos que levam alguém a se esconder atrás de um perfil falso, dentre eles, a possibilidade de ser outra pessoa, seja por medo de assumir quem é de verdade, ou pela liberdade de agir livremente sem a necessidade de lidar com possíveis julgamentos. Para estes profissionais, muitas das vezes, um  perfil falso esconde uma baixa autoestima e/ou insegurança pessoal.

É certo que a lei brasileira tem evoluído bastante em relação a punição daqueles que cometem crimes através de perfis falsos, mas o fato é que isso está bem longe de acabar.  

Até lá, vamos seguindo nossas vidas, certos de que, alguns seres humanos sentem a necessidade de domínio, e não conseguirão fazer isso, senão escondidos atrás de uma máscara, visto que é bem cômodo, viver sua verdade, sem precisar mostrar a face.

A verdade é que, botar a cara no sol, não é para qualquer um; essa façanha requer muita, mas muita coragem.