Cabeça de gente é terra que ninguém anda

Imagem ilustrativa.

MÔNICA BASTOS | Outro dia conversava com uma amiga, e ela se mostrava bastante indignada com a maneira indiferente pela qual era tratada pela irmã. Apesar de se darem bem, sua irmã, além de não atender seus telefonemas, não retornava, ou mandava mensagem perguntando o motivo da ligação.   

Embora seja um comportamento estranho de duas irmãs que se dão bem, na oportunidade a orientei a tentar compreender, já que a maneira pela qual a irmã a tratava, dizia mais sobre sua irmã do que sobre ela. 

No fundo, sabemos que esse tipo de problema atinge muitas pessoas, até porque, se relacionar com qualquer outro ser humano é um desafio. Cada indivíduo é ímpar, ninguém é igual a ninguém, principalmente na forma de pensar e na maneira que decide conduzir suas vidas e relacionamentos.  

Certa feita, li uma frase que dizia: “cabeça de gente é terra que ninguém anda”. De fato, é impossível saber o que se passa na cabeça de qualquer pessoa, o que faz com que as ações de cada um, na grande maioria das vezes, não sejam compreendidas. 

Se de um lado alguém reclama por não entender o comportamento de alguém, do outro lado sempre haverá um alguém reclamando da falta de compreensão. Na verdade, não é nada fácil compreender aquilo que não se conhece.  

Para compreender é preciso conhecer. No entanto, nem sempre as pessoas estão dispostas a revelar a motivação por trás de cada atitude, cabendo ao outro julgar, supor, interpretar, o porquê do outro agir de determinada forma, o que quase nunca dá certo.  

Às vezes, as pessoas são tristes com o resultado das suas escolhas; com isso, acabam se tornando pessoas amargas e revoltadas, e preferem o isolamento.  

Manter determinados relacionamentos saudáveis não é fácil, às vezes, o esforço é cansativo e desgastante. Por isso, é importante selecionar aqueles que valem a pena ter por perto.  

Vale muito a pena ter por perto, pessoas que nos colocam como prioridade, que nos motivam a ser cada dia melhores, que nos conhecem tão bem ao ponto de compreender cada uma das nossas atitudes, mesmo sem conhecer a motivação por trás de cada uma delas.  

Vale muito a pena ter por perto aqueles que nos amam, afinal de contas, “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Coríntios 13:4-7).