Cafu Barreto defende a implantação de uma DEAM em Xique-Xique

Foto: Ascom ALBA.

O deputado Cafu Barreto (PSD) defendeu, em indicação encaminhada ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, a implantação de uma unidade da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) no município de Xique-Xique.

A justificativa apresentada pelo deputado se baseia nos altos índices de violência contra a mulher registrados na Bahia, que ocupa o terceiro lugar no Brasil. “De acordo com o relatório Elas Vivem: dados que não se calam, da Rede de Observatórios da Segurança, a Bahia lidera em número de casos de feminicídio em todo o Nordeste. Nesse sentido, a implantação da Deam em Xique-Xique se faz necessária para garantir que as políticas públicas efetivamente se concretizem para a população baiana”, afirmou Cafu Barreto, na indicação já protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

O parlamentar acrescentou também que Xique-Xique é uma cidade com mais de 46 mil habitantes e abriga um porto de grande importância para a economia da região. “Por isso, é importante que essa cidade também seja contemplada com uma unidade da Deam, garantindo tratamento diferenciado às mulheres que sofrem violência”, acrescentou.

Ele lembrou que Lei Maria da Penha é referência de enfrentamento à violência contra as mulheres no mundo e dela extrai-se a necessidade de criação de Delegacias Especiais de Atendimento às Mulheres. “O Estado deve adotar medidas necessárias para democratizar o acesso ao ampliar a quantidade de equipamentos públicos como este, visando atender com eficiência todo o território baiano”, concluiu ele.