Campanha Janeiro Branco: Sinais de alerta para buscar ajuda

Imagem ilustrativa.

THAÍSE ROCHA | O mês da campanha Janeiro Branco, convida você a refletir sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, conhecer sinais de alerta e buscar ajuda. O ano de 2021 foi marcado pela pandemia da Covid-19 em todo o mundo, deixando todos em uma ‘bolha obrigatória’, isolados e distanciados de amigos e parentes.

Nesse contexto, o agravamento de quadros de transtornos mentais, que já eram conhecidos ou que existiam como pano de fundo, aumentou. De acordo com a OMS, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, e o quinto mais depressivo.

Portanto, é essencial buscar ajuda profissional, quando em momentos difíceis ou frente a alguns problemas que parecem de difícil solução, como sentir emoções desagradáveis de maneira intensa e frequente, beber ou usar alguma substância para consegui cumprir as atividades dia a dia.

Sentir desconfortos (como dor de cabeça, náusea, falta de ar e aperto no peito) de forma recorrente (aparentemente sem motivos), e perda de prazer nas atividades cotidianas, são alertas para que se busque ajuda.

O Janeiro Branco, em tempos de pandemia, incentiva você a renovar as suas perspectivas sobre a importância dos cuidados com a saúde mental; porque, à medida que cuidamos de nós mesmos, passamos a lidar melhor com as adversidades e com tudo que acontece ao nosso redor.

O ano de 2022 abre caminho para as mudanças e recomeços com autocuidado, promovendo estados de equilíbrio, de felicidade, e de renovação!