Caso suspeito de coronavírus é descartado em Irecê

Imagem: reprodução.

A Secretaria Municipal de Saúde de Irecê informou na noite desta sexta-feira (13), que a amostra colhida de um paciente deu negativo para coronavírus. O CN mostrou que um morador da cidade que esteve há cerca de um mês na Itália, deu entrada na última quarta-feira (11) na UPA – Unidade de Pronto Atendimento, com sintomas semelhantes aos da doença.

Em nota, a Prefeitura explicou que as amostras coletadas foram enviadas para realização de exames no Lacen - Laboratório Central de Saúde Pública, da Secretaria Estadual de Saúde, localizado em Salvador.

A pasta ainda ressalta que todas as medidas técnicas para a notificação de casos suspeitos, bem como a capacitação para a identificação e condução, estão sendo tomadas com base no fluxo elaborado pela Vigilância Sanitária Municipal, conforme os protocolos orientados pelo Ministério da Saúde.

Já que a situação de pandemia é reconhecida, as pessoas devem tomar os seguintes cuidados:

  1. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos;
  2. Higienizar as mãos com álcool gel 70%;
  3. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
  4. Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
  5. Manter os ambientes bem ventilados;
  6. Limpar e higienizar os objetos eletrônicos de grande circulação e contato com superfícies (como aparelhos celulares) e superfícies tocadas com frequência;
  7. Não compartilhar objetos pessoais (copos, talheres, etc);
  8. Evitar aglomerações.

Central Notícia