Central: Monteiro tem gestão aprovada por moradores, em pesquisa que resgata ex-prefeitos como candidatos em 2020

Prefeito Monteiro tem aprovação de 64% dos entrevistados em pesquisa - Foto/Arte: Ilustração

Com suporte significativo do indicador “regular positivo”, o prefeito Monteiro (PT), da cidade de Central, tem a sua gestão aprovada por 64% dos entrevistados, em pesquisa realizada no último dia 23, no Distrito Sede e nas comunidades de Larga dos Medes e Palmeiras, três dos principais colégios eleitorais do município.

A consulta é parte do ciclo de pesquisas encomendado pelo site Cultura&Realidade, ao C&R Pesquisas/Terra Viva – Avaliação&Tendências, em todos os municípios do Território de Irecê, que em modo quantitativo, avalia os governos municipais e mede a temperatura eleitoral do momento, uma vez que as articulações, em todos os lugares, começaram, tendo em vista as disputas que vão eleger prefeitos e vereadores no ano que vem. 

Em Central, o prefeito Monteiro tem aprovação de 64% (soma dos indicadores “excelente”, “bom” e “regular positivo” e 32% (soma dos indicadores negativos “péssimo”, “ruim” e “regular negativo”) rejeitam a sua gestão. “Não quiseram” ou “não souberam” avaliar, 3%.

Os pesquisadores quiseram saber, em resposta espontânea (sem indicação de nomes) em quem os entrevistados gostariam de votar nas eleições de 2020, para prefeito. E números aproximados, 61% “não quiseram” ou “não souberam” responder, 14% indicaram Monteiro (que já está em segundo mandato e não pode concorrer), 12% preferem o ex-prefeito e médico Dr. Genário e 4% o também ex-prefeito Leo Santana. Outros nomes são lembrados, com indicativos abaixo de 1%. Estes somam 9%.

Os que tem maiores aceitações, são os que mais sofrem rejeições. Os entrevistados também responderam, em modo espontâneo, em que não gostaria de votar: Monteiro, 24%; Léo Santana, 12% e Dr. Genário, 7%. Outros nomes também tem rejeição. Veja resultado detalhado no gráfico publicado no link indicado no final desta matéria.

Para respostas estimuladas, a consulta fez um confronto direto entre o professor de Geografia e empresário da educação, “Jorjão do Cometa” e o ex-prefeito Dr. Genário. Os entrevistadores notaram um fenômeno nesta consulta: 80% dos entrevistados não sabem quem é o professor “Jorjão” e os 20% que o conhecem não sabe que ele poderá ser candidato a prefeito de Central.

No confronto direto, Dr. Genário é o preferido por 63% dos entrevistados e “Jorjão” tem 15% da preferência. “Não quiseram” ou “não souberam” responder, 22%.

Vejam os resultados geral e por localidade, clicando aqui. Os resultados representam as comunidades pesquisadas. Não refletem consulta em todo o município.