Chega a Xique-Xique, expedição de saúde que atravessa o Nordeste na rota do Sertões

Imagem: reprodução.

Mais de 1.400 pessoas serão beneficiadas com atendimentos médicos gratuitos em especialidades médicas

Nos dias 12 e 13 de agosto, a startup social SAS Brasil, que desde 2013 atua levando atendimento médico gratuito a regiões carentes de saúde especializada, estará em Xique-xique (BA) oferecendo atendimentos para pacientes das áreas de dermatologia, cardiologia, neurologia, pediatria, oftalmopediatria e educação em saúde bucal. A ação acontecerá na Praça Gov. Cezar Borges, em Ponta das Pedras, e pretende beneficiar mais de 1.450 pessoas.

Durante o 31º Sertões, o maior rally do mundo, que desbrava as belezas do interior e litoral nordestino, a SAS Brasil está empenhada em zerar filas dos SUS, ao oferecer consultas e atendimentos de diferentes especialidades médicas: dermatologia, cardiologia, neurologia, pediatria, oftalmopediatria e educação em saúde bucal, realizadas por voluntários de todo o Brasil.

"Acreditamos que todos têm o direito fundamental à saúde e ao bem-estar. Nossa missão é levar atendimentos médicos especializados para aqueles que mais precisam, especialmente em regiões carentes de médicos especialistas", afirma a CEO da SAS Brasil, Sabine Zink, ao se preparar para a expedição que celebra os 10 anos de atuação da startup social.

As Secretarias de Saúde locais atuam em parceria com a SAS Brasil para a pré-triagem e referenciamento e seleção dos pacientes que estão na fila do SUS e oferecem apoio logístico para garantir a estrutura da ação.

A ação não acontece apenas na cidade baiana. A organização social planeja beneficiar mais de 10 mil pessoas durante aproximadamente 20 dias de percurso que já passou por Petrolina (Pernambuco), está em Xique-Xique (BA) e estará presente nas cidades de Crato (CE) e Preá (CE).

A startup social tem o apoio de empresas engajadas em seu trabalho. Durante a iniciativa no Nordeste, a organização tem colaboração do Sertões BRB, Mercedes Benz, Philips, Roche, La Roche Posay, PrimeField, wemobi, Mitsubishi Motors e Juff sportsWear, instituições que compartilham da visão de um Brasil onde a saúde especializada seja acessível a todos. 

Sobre a SAS Brasil

Mais que uma instituição de saúde do terceiro setor, a SAS Brasil é uma startup social que tem como missão levar saúde especializada a quem não tem. Desde 2013, atua de forma itinerante em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, resolvendo os problemas de saúde de ponta a ponta, da prevenção ao diagnóstico e tratamento, impactando diretamente as filas de espera do SUS.