Churrasqueira solar atinge 230º e tem autonomia de 25 horas

Churrasqueira solar.

A pegada ecológica dá mais um passo rumo a um planeta sustentável. A churrasqueira solar é uma alternativa para o uso do carvão

A churrasqueira solar surge como uma alternativa para o uso do carvão. Além de ser sustentável, ecológica e prática, ela ainda permite o preparo de alimentos mais saudáveis. Sendo assim, ela se torna uma ótima opção para os amantes de alimentos grelhados e na brasa.

David Wilson é professor e desenvolvedor do projeto. Com início em 2013 ainda não há previsão de lançamento do produto. Vale ressaltar que, mesmo usando a luz solar para gerar energia, ela pode ser usada mesmo a noite ou em dias nublados.

Isso é possível porque ela armazena a energia gerada pelo sol. David afirma que ela tem uma autonomia de até 25 horas de uso sem sua fonte de energia natural. Além disso, a churrasqueira solar pode atingir temperaturas de até 230ºC.

Após uma visita na Zona Rural da Nigéria, Wilson teve a ideia de construir a churrasqueira solar. No país ele encontrou escassez de recursos para o uso do fogão no ato de cozinhar. Sendo assim, utilizando a luz do sol para criar energia, é mais fácil levar avanços para essas regiões afastadas.

Churrasqueira solar

Churrasqueira solar

Como funciona a churrasqueira solar?

A churrasqueira solar utiliza uma lente compacta para concentrar a recepção de luz. Essa luz é então armazenada em uma bateria térmica. Por sua vez, a bateria é composta por sais capazes de reter o calor. Com isso, ocorre a produção e armazenamento de energia solar.

Enquanto há luz solar, ou seja, durante o dia, o processe de produção e armazenamento de energia estão a pleno vapor. Por outro lado, quando o sol vai embora, a lente que capta a luz solar dá espaço a uma cobertura que auxilia os sais na liberação do calor. Esse processo ocorre por até 6 horas. E, para cozinhar é fácil: abra a cobertura e utilize a grelha!

A churrasqueira solar, além de ser uma excelente opção para lugares em que não há energia elétrica para o uso de fogões tradicionais. É ainda, uma maneira sustentável de utilizar a churrasqueira. Uma vez que, o carvão traz prejuízos ao meio ambiente com o corte de árvores e produção de efluentes tóxicos.

Foto: reprodução Internet.