Cirurgia de Catarata

Imagem ilustrativa.

LEANDRO AMARAL | A cirurgia de catarata é uma operação para remover a lente natural do olho quando ela encontra-se opacificada.

A nossa lente deve ser clara, mas como a catarata é opaca é como se estivéssemos enxergando através de um para-brisa de carro com neblina ou poeira. As coisas podem parecer embaçadas, nebulosas ou menos coloridas.

A única maneira de remover uma catarata é com a cirurgia. Seu médico oftalmologista a recomendará quando estiver impedindo que você faça o que deseja ou precisa na sua rotina.

Durante a cirurgia de catarata, sua lente natural nublada é removida e substituída por uma lente artificial clara. Essa lente é chamada de Lente Intraocular - LIO. O seu oftalmologista conversará com você sobre as LIOs e como elas funcionam.

Antes da cirurgia, seu cirurgião medirá seu olho para determinar o poder de foco adequado para sua LIO. Além disso, você será perguntado sobre quaisquer medicamentos que tomar. Você pode ser solicitado a não tomar alguns desses medicamentos antes da cirurgia.

Você pode receber medicamentos ou colírios antes da cirurgia. Estes medicamentos ajudam a prevenir infecções e reduzir o inchaço durante e após a cirurgia.

No dia da cirurgia, você poderá ser solicitado a não comer alimentos sólidos pelo menos 6 horas antes da cirurgia.

A cirurgia de remoção de catarata pode ser feita em um centro de cirurgia ambulatorial ou em um hospital.