Com 32% dos votos válidos, Luzia Mota é a nova reitora do IFBA

Foto: divulgação.

A professora Luzia Mota foi eleita nova reitora do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Aos 51 anos, a educadora, que ensina na instituição há 24 anos,  recebeu 3.710 votos, somando cerca de 32% dos votos válidos. Ao todo, quatro candidatos concorriam ao cargo de reitor.

Após a vitória nas urnas, Luzia Mota ainda passará por alguns ritos até assumir o cargo. A primeira é a homologação pelo Conselho Superior do IFBA (Consup), órgão máximo da instituição, de caráter consultivo e deliberativo, que deve acontecer em reunião até o dia 21 de dezembro.  Assim que referendada por esse fórum, a indicação do nome é encaminhada para o Ministério da Educação, em Brasília, que se encarregará dos trâmites para viabilizar a posse da reitora, esperada pela comunidade acadêmica para que aconteça ainda neste ano de 2018.

A reitora eleita atribui a vitória à bandeira que defende a de educação integral. “Uma formação que leve ao desenvolvimento das potencialidades do estudante e não apenas transformá-lo em mão de obra para o mercado de trabalho”, explicou a professora.

Barbosa avalia positivamente o resultado dos últimos anos e a estimativa positiva na redução de crimes em 2018, e atribui os números ao "processo de amadurecimento do plano de segurança". "Você trazer todos os atores que tem responsabilidade para fazer a segurança, não é só segurança pública, fazer a segurança social, ações de prevenção", argumentou.