Como será o futuro tecnológico em 2030

Imagem ilustrativa.

Quais os sinais de que o presente está nos mostrando hoje e quais impactos que eles vão gerar no futuro?

GRACIELA PELEGRINI | Não, eu não comprei uma bola de cristal para fazer previsões de como estaremos em 2030. Nem tão pouco virei médium ou algo assim. Quando se fala em estudo de futuros, o melhor termo a usar é “projeção”. E a minha missão com esse artigo é fazer você, leitor, refletir sobre os rumos que nossas vidas estão tomando com base no presente.

Antecipar o futuro é extremamente importante principalmente nos negócios. Imagina se há 15 anos atrás tivéssemos tido informações de que o Instagram, Youtube e marketing digital iriam explodir. Se soubéssemos que a internet seria tão essencial como é hoje. Será que nossas ações teriam sido diferentes? Possivelmente sim.

Para “prever” o que acontecerá no futuro precisamos falar de presente. Sim, do presente. Tudo que estamos vendo, ouvindo, vivenciando hoje nos dá “sinais” do que virá no futuro. Normalmente, profissionais que estudam o futuro buscam sinais em noticiários confiáveis. Por isso, se manter atualizado é o primeiro ponto para saber o que acontecerá nos anos seguintes.

Quais os sinais de que o presente está nos mostrando hoje e quais impactos que eles vão gerar no futuro? Eu vou exemplificar fazendo uma análise bem superficial sobre o futuro de uma área específica, a saúde.

Quais as principais notícias sobre a área da saúde na atualidade?

Além das doenças em si, notícias sobre atendimentos em formatos diferentes que vão desde a telemedicina até atendimentos via plataformas em formato de comunidades. Desde a pandemia, quando os médicos experimentaram os atendimentos online, esses profissionais assim como os pacientes começaram a aderir cada vez mais a essa modalidade de atendimento.

Recentemente o noticiário publicou a entrada da Amazon, através do Amazon Care, na área da saúde. Um serviço virtual, onde são feitos atendimentos de urgência e consultas. Já as visitas domiciliares são realizadas por pessoas da enfermagem para coleta de material para exames e aplicação de vacinas. Isso nos remete que o atendimento na saúde em uma modalidade híbrida está em expansão.

Vimos ainda notícias, com a chegada da 5G, sobre a possibilidade de cirurgias a distância. Ou seja, podemos dizer que pelos sinais em 2030 será muito comum uma pessoa daqui do Brasil, por exemplo, consultar e fazer uma cirurgia com um médico dos EUA sem nunca o conhecer pessoalmente.

Outra mudança que os sinais nos mostram é o fato das pessoas hoje buscarem cada vez mais cuidar da saúde e não da doença, isso nos permite projetar que no futuro a medicina preventiva será a queridinha das pessoas. Paralelo a isso, já temos um aumento da expectativa de vida que só se confirma com esses cenários.

Então, você percebeu que todas essas “previsões” sobre a medicina em 2030 eu fiz com base no que estamos vendo hoje? Se procurássemos nos aprofundar mais, em captar os sinais, que basicamente vem das notícias, de fonte confiáveis, poderíamos fazer outras projeções para 2030. Estudar o futuro é isso, analisar o presente, tirar a essência e antecipar onde esse presente vai nos levar.

E na sua área, quais são os sinais do presente e onde eles te levarão no futuro?