Comunidade Desterro pede ajuda para reformar Igreja Nossa Senhora da Glória

Fotos: Arquivo do Pagina Revista.

A ajuda pode ser em dinheiro, ou material necessário para a reforma 

A igreja Nossa Senhora da Glória, da comunidade Desterro, município de Gentio do Ouro (BA.), encontra-se deteriorada, necessitando de uma reforma geral, desde o telhado, às portas. Sem ajuda de qualquer espécie, Célia de Oliveira Rocha, uma das cuidadoras da igreja, pede a quem puder, colaboração em dinheiro, ou em material para reformar o templo.

O telhado precisa ser refeito, bem como o forro, que está bastante danificado, com goteiras, e servindo de moradia para morcegos e pardais. As portas são antigas, e precisam ser trocadas pois, devido a precariedade, já não fecham mais, precisando de às vezes, serem escoradas com madeira. As calçadas que dão acesso ao templo, estão com pedras soltas, podendo causar acidentes aos fiéis frequentadores. 

Procissão na comunidade, em dia de festejo à Padroeira. 

Todos os anos, no mês de agosto, é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Glória, padroeira da comunidade. Durante os festejos, muita gente dos arredores, bem como de outras cidades e estados costuma prestigiar o evento, que não acontece desde o início da pandemia da Covid-19. Se tudo seguir bem, em agosto deste ano a comunidade fará a popular Festa de 15 de Agosto.

Como ajudar

Ajude a comunidade a reformar a igreja, contribua com dinheiro, ou material como telhas, madeira, forro de gesso, cimento, portas, blocos, tinta. A contribuição em espécie pode ser feita via Chave PIX: 18747077824 (CPF de Célia de Oliveira Rocha).

Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato com Célia. Clica aí no número: Whatsapp: (74) 9.81476607.    

Um pouco da história da 1ª Igreja de Desterro

A 1ª igreja foi construída a pedido de José Gonçalves de Freitas, na gestão do prefeito Turíbio Santos

A 1ª igreja da comunidade de Desterro, que tem como padroeira Nossa Senhora da Glória, foi erguida com a ajuda do prefeito Turíbio Santos, na época prefeito do município de Gentio do Ouro/BA. A ajuda para a construção da igreja no povoado veio com o pedido verbal de José Gonçalves de Freitas, influente morador da comunidade.

Comenta-se que o prefeito Turíbio Santos pretendia, na época, construir uma barragem no povoado, mas José Gonçalves de Freitas interferiu e pediu a ele que usasse dos recursos disponíveis para a barragem e erguesse uma igreja. Assim foi construída a Igreja Nossa Senhora da Glória.

Segundo moradores, a imagem da santa padroeira foi levada do povoado São José para Desterro, pelo padre Francisco, a pedido de José Gonçalves de Freitas.

As primeiras missas

De acordo com relatos, o Padre Bastos foi o primeiro padre a visitar e realizar batizados na comunidade. Antes da construção da Igreja, os batizados eram realizados nas casas de moradores, a exemplo de Rufino Franca, e de José Gonçalves de Freitas.

1ª missa na comunidade Desterro.

Depois do Padre Bastos vieram os padres Francisco, e Capuchinho. Este último, apelidado de Capuchinho, provavelmente pertencia à Ordem dos Capuchinhos.

A reconstrução da Igreja

Bastante deteriorada, a Igreja Nossa Senhora da Glória foi reconstruída entre os meses de junho e julho do ano de 1999.

A obra de reconstrução só foi à frente graças ao empenho de Ednalva Malaquias Bastos e Eunice Souza Bastos, ambas moradoras de Desterro. Dispostas a reconstruir a igreja, elas mobilizaram moradores das comunidades de Desterro, São Pláscido, Mineiro, São Domingos dos Seteba, vereadores e prefeito do Município, que na época tinha como governo municipal Edmundo Bastos.

PUBLICIDADE # Farmácia do Vaqueiro / Xique-Xique-BA.

Relembrando os momentos difíceis, Ednalva conta que ela e Eunice se vestiram de ciganas e saíram nas comunidades pedindo doações em dinheiro, mantimentos. “Toda ajuda era bem-vinda, e todo mundo colaborava com o que podia, uns davam feijão, farinha, tapioca, outros davam frangos”, disse Ednalva.