Comunidades quilombolas de Morro do Chapéu, Xique-Xique e região são contempladas com 675 cisternas

Divulgação.

Numa ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia e da Secretaria Nacional de Políticas da Igualdade Racial, o Programa Cisternas chega às regiões de Irecê e Xique-Xique. O investimento de aproximadamente R$ 5 milhões será executado pelo Governo da Bahia e Ministério da Cidadania e vai beneficiar comunidades quilombolas de 18 municípios baianos, com a construção de 1.381 cisternas.

Dessas, 675 cisternas serão instalados nos municípios de João Dourado, São Gabriel, Xique-Xique, Morro do Chapéu. América Dourada e Bonito. A iniciativa visa garantir água de qualidade e própria para o consumo humano para quem sofre com a escassez das chuvas. Cada cisterna tem capacidade para armazenar até 16 mil litros de água. Pela primeira vez, comunidades quilombolas vão receber o Programa, com recursos específicos da Secretaria Especial da Igualdade Racial (SEPIR).

"Isso é a garantia de direitos, a partir do momento em que as comunidades quilombolas passaram a ter visibilidade. Esse trabalho visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas, além de assegurar a segurança hídrica, que é um direito Constitucional do brasileiro", disse Rose Pondé, superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da SJDHDS.

As famílias beneficiadas residentes das comunidades quilombolas vão ser certificadas pela Fundação Palmares. Entre os critérios para receber as cisternas estão ser atingidas pela seca ou falta regular de água; e estar enquadrados dentro dos critérios de elegibilidade do Programa Bolsa Família.