Concurso elegerá garota para representar a Bahia no Miss Brasil Model’s Secret Teen, em São Paulo

Fotos: reprodução e @adelino.jr.photografia.

Entre as participantes, estão Vitória Kawara, de 15 anos, da cidade de Xique-Xique, e Maria Clara, de 16 anos, da cidade de Gentio do Ouro

Acontecerá em Ibipeba/BA, no dia 21 de setembro - durante a festa de aniversário do município, o Miss Bahia Model's Secret Teen, organizado por Rose Dourado. A eliminatória escolherá a representante da Bahia no Miss Brasil Model’s Secret Teen, dia 23 de novembro, na cidade de Barretos/SP.

A vencedora do Miss Bahia Model’s Secret Teen, deste ano, receberá além da coroa e faixa, inscrição com tudo pago para participar do Miss Brasil Model’s Secret Teen.

Entre as 14 participantes, estão Vitória Kawara,15 anos, estudante no colégio Cecília Meireles (Xique-Xique), e Maria Clara, 16 anos (Gentio do Ouro).

Vitória Kawara,15 anos, estudante no colégio Cecília Meireles - Xique-Xique.

Maria Clara, 16 anos - Gentio do Ouro.

Rose Dourado, 54, há oito anos vem coordenando concursos de beleza, como o Miss Bahia Model’s Secret, o Miss Bahia Model's Secret  Teen e o Miss Bahia Global. Por seu intermédio, três participantes já ganharam o título de Miss Brasil Model’s Secret Teen. Uma delas é Amanda Malaquias que, em 2011, ganhou o Miss Ibipeba e, posteriormente, o Miss Bahia (na época organizado por Antônio Miguel). Em 2012, Amanda venceu o Miss Brasil Model’s Secret Teen, em São Paulo, e hoje é dançarina do programa Domingão do Faustão, da Rede Globo.

Confira, abaixo, as cidades e suas respectivas representantes:

América Dourada - Neila Vitória, 14 anos;

Barra do Mendes - Jaqueline, 15 anos;

Barro Alto - Ingrid, 15 anos;

Canarana - Luna santos, 14 anos;

Gentio do Ouro - Maria Clara, 16 anos;

Ibipeba - Jady Barreto, 18 anos;

Ibititá - Lara Alencar, 15 anos;

Irecê - Jady Ribeiro, 15 anos;

Jacobina - Reijane, 15 anos;

Lapão - Kaylane, 15 anos;

Morro do chapéu - Emanuelle Bispo;

*Jeanne - 16 anos [representará Riacho de Ibititá];

João Dourado - Geovana, 15 anos;

Xique-Xique - Vitória Kawara, 15 anos.

Polêmica

“*Muitas pessoas da cidade de Uibaí/BA não aceitaram que Jeanne [por não ser da cidade], participasse do concurso; mas nós, da organização, decidimos abrir exceção: ela vai representar o bairro da sua cidade natal”, esclarece Rose Dourado.

Como se dá a escolha de cada candidata

De acordo com informações repassadas para a redação do Pagina Revista, não existe legislação obrigando a realização de um concurso de beleza para escolher a representante de um município para participar de algum concurso regional, ou estadual. Porém, existem normas que ficam a critério dos organizadores, como idade mínima e máxima, dentre outros requisitos.

Geralmente acontecem pré-seleções informais, principalmente quando da inscrição de muitas candidatas de um mesmo município; ou ainda, quando esse município não realiza concurso para eleger a Miss da cidade. “As inscrições são feitas via e-mail, e qualquer garota, de qualquer cidade pode se inscrever; depois a gente faz uma seletiva das fotos enviadas e escolhemos aquela que mais se encaixa, que atende aos requisitos do evento. Quando a cidade realiza concurso, aí colocamos a vencedora, mas a maioria dos municípios não tem feito concursos”, explica Rose Dourado.

Às vezes, na falta de tempo, é escolhida uma candidata através de olheiros, principalmente quando alguma garota, de algum município não se inscreveu.

As inscrições, ou pré-inscrições são sempre divulgadas na rede social da coordenadoria, a exemplo do Miss Bahia Model's Secret Teen 2019 que foi anunciado nas redes sociais da coordenadora Rose Dourado, conhecida na microrregião de Irecê por organizar concursos de beleza.

Uma vez escolhida, a candidata paga uma taxa de inscrição por conta própria, ou via patrocínio. A partir daí, é se dedicar para fazer o melhor, e vence quem merecer, na visão dos jurados que seguem critérios de avaliação estabelecidos pela organização do evento.

Fotos: @adelino.jr.photografia

Confira no Instagram: https://www.instagram.com/missbahiamodels.