Conheça as causas das dores nas costas e saiba como tratá-las

Imagem ilustraiva.

THAIZLANE BARRETO | Lombalgia é a designação técnica dada a uma dor na lombar. A coluna vertebral é uma estrutura complexa, formada por vértebras, músculos, tendões, discos intervertebrais, articulações, ligamentos, vasos sanguíneos e nervos. Em virtude de nos deslocarmos na posição ereta, a região lombar suporta diariamente o peso do corpo e é submetida a esforços adicionais sempre que carregamos peso.

A lombalgia [dor na lombar] é um dos problemas de saúde mais comuns e gera impacto pessoal, ocupacional, social e econômico. Segundo Organização Mundial de Saúde [OMS], cerca de 80% da população adulta, pelo menos uma vez durante a vida, sentirá dor lombar.

As causas mais frequentes da dor lombar são os impactos diretos: quedas, traumas e acidentes, e os esforços repetidos que impliquem o manuseio de peso, flexão/rotação de tronco, e má postura. Estes, por sua vez, provocam desgaste dos discos intervertebrais, articulações, ligamentos e músculos, causando inflamação e consequentemente as crises dolorosas.

As crises de lombalgia caracterizam-se por uma dor lombar central ou lateralizada, tipo uma sessão de bloqueio, pontadas ou queimação, podendo haver ou não a irradiação para perna e pé. O diagnóstico da lombalgia é clínico, baseado nos sintomas do paciente e através de exames físicos; no entanto, em alguns casos é necessário fazer exames de imagem para complementar o diagnóstico.

O tratamento da lombalgia é feito de acordo a sua classificação, aguda, subaguda ou crônica. No entanto, o tratamento conservador se baseia em repouso, uso de bandagens, acupuntura, educação postural, exercícios de fortalecimento, alongamento muscular, fisioterapia, entre outros.

Uma das opções de tratamento para as lombalgias é a QUIROPRAXIA, uma profissão especializada em tratamento de coluna voltada ao diagnóstico, tratamento e prevenção das desordens do sistema neurológico, muscular e esquelético, bem como os efeitos dessas desordens no organismo. Os quiropraxistas descartam o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos, enfatizando o tratamento na causa do problema, e não apenas nos sintomas.