Consumo de álcool causa danos no cérebro em qualquer medida, aponta estudo

Foto: ilustrativa/divulgação.

Pesquisadores da Oxford afirmam que não existe um nível seguro para a ingestão de álcool, qualquer bebida alcoólica pode causar danos ao cérebro, até mesmo cerveja e vinho

Qualquer dose de álcool ingerida afeta o cérebro, esta é a conclusão que pesquisadores da universidade de Oxford apontaram em um estudo feito com mais de 25 mil pessoas do Reino Unido, no qual analisaram dados como idade, relatos de consumo de álcool e tamanho do cérebro.

PUBLICIDADEMel silvestre - Entrega em Xique-Xique (74) 999198749.

O apontamento dos cientistas levou a conclusão que as pessoas que consomem uma maior quantidade de álcool semanalmente tiveram uma diminuição de até 0,8% da região da massa cinzenta do cérebro, responsável pela capacidade de pensamentos, movimentos voluntários, percepção e linguagem do seres humanos.

A título de curiosidade, essa diminuição é quatro vezes maior do que a diminuição provocada pelo tabagismo.

“Não há limite mínimo para que a bebida nos prejudique, qualquer quantidade é prejudicial a saúde. Quase todo o cérebro parece ser afetado, não apenas áreas específicas, como se pensava anteriormente”, destacou Anya Topiwala, uma das autoras do estudo, em entrevista ao jornal britânico The Guardian.

Os pesquisadores apontam que as pessoas com maior índice de massa corporal (IMC), proporção entre peso e altura, e com histórico de pressão alta, são ainda duramente mais afetadas pelo consumo de bebidas alcoólicas.

Com isso, o estudo revela que a ingestão de qualquer bebida alcoólica, até mesmo vinho e cerveja não terá menos riscos de ter o cérebro afetado.

Cultura&Realidade | Com informações R7