COVID-19: Cuidados com a saúde mental durante a quarentena

Imagem ilustrativa.

THAÍSE ROCHA | Diversas mudanças estamos enfrentando nesse período de crise, e a maneira como você reage pode ser decisiva no que implica em ter equilíbrio emocional na quarentena. Aceitar o que acontece conosco é o primeiro passo para não fugir da nossa realidade. O desafio de todo ser humano é aprender a fazer mudanças e adaptar-se às circunstâncias adversas, porque nem sempre acontece como desejamos.

Ignorar a ansiedade, insegurança e medo não é a melhor forma de lidar com a situação; o importante é acolher sem julgamento e tentar não alimentar essas sensações. Para manter a calma, evite o excesso de informações e não fique pensando sobre o tema durante o dia. Mantenha uma rotina ativa e saudável.

A maioria de nós está em quarentena sem poder sair de casa, e é importante manter a rotina: se arrumar e se vestir pela manhã, comer em horários regulares e não cair na tentação de não se exercitar. Tomar banho, vestir-se e pentear-se irá deixá-lo motivado, apesar da situação que está passando irá mantê-lo em atividade. Lembre-se, você não está de férias, apenas mudou a rotina por elementos externos!

Se a angústia persistir, faça terapia online para aprender a acalmar a sua mente de pensamentos alarmistas e pessimistas que provocam a ansiedade.