COVID-19: Xique-Xique lança novo Decreto com medidas restritivas a partir de segunda (10/5)

Igreja Sr. do Bonfim.

Diante do aumento de casos confirmados de Covid-19, e mortes, a Prefeitura de Xique-Xique lança novo decreto (08/05) que começa a valer de 10/5 a 17/5. O Toque de Recolher será das 18:00h às 05:00h.

Na rede social Instagram, alguns internautas questionam o 'decreto' de última hora, alegando que "teria que avisar com uma certa antecedência para que o povo possa abastecer suas casas com a alimentação!", disse figueiredo9212. "Reinaldinho, e quem não comprou nada pra se prevenir, sem nada dentro de casa?" - elianasilva5266. "Isso é um absurdo, pegam todos de surpresa...muito não têm nada em casa...uma grande maioria trabalha por conta vive de diária...os boletos chega e quem vai pagar? Será se alguém vai levar alimentos pra essa pessoas?" - edmar.gs

Dados do Boletim/323, de 07/05:

Casos ativos: 157;

Óbitos: 46;

Casos suspeitos: 333;

Casos monitorados: 490.

COMÉRCIO FECHADO POR OITO DIAS

De acordo com o novo decreto, o comércio ficará fechado por oito dias (de 10 a 17 de maio), com algumas exceções para farmácias, postos de combustíveis, e borracharias. O sistema Delivery será para alimentos, lanches, refeições, remédios, água e gás de cozinha – até às 24:00h, e de portas fechadas.

Os serviços públicos não estarão em atividades, exceto para postos de saúde, hospital, CAPS, AMAR, Secretaria da Saúde, SAMU, limpeza públicas, SAAE, e serviços de manutenção da cidade. Clínicas médicas e odontológicas, laboratoriais e veterinárias só poderão atender em casos de emergências.

Ainda vale lembrar que bares não poderão abrir, nem vender bebidas alcoólicas em nenhuma hipótese. Academias, salões e clínicas de estéticas, e igrejas não poderão abrir.

Restaurantes, lanchonetes e pizzarias só poderão vender pelo sistema Delivery, com portas fechadas, e sem retirada no local.