Criatividade e arte na expressão de sentimentos

Imagem ilustrativa.

THAÍSE ROCHA | Vamos falar de sentimentos e emoções? O sentimento é uma resposta à emoção, ou seja, é como a pessoa se sente diante de tal emoção. Sentimento e emoção podem ser divididos em negativo (tristeza, medo, hostilidade, frustração, raiva, desespero, culpa, ciúmes), positivo (felicidade, humor, alegria, amor, gratidão, esperança.

Expor e falar como está se sentimento pode ser uma tarefa bastante difícil, mas é muito importante para você, pessoalmente, e para suas relações interpessoais. Expressar seus sentimentos e saber lidar com dificuldades e frustrações ao longo da vida é essencial.

Falar é terapêutico e libertador, no entanto, existem pessoas que têm dificuldade em expressar os sentimentos por meio de palavras, por diversos motivos, desde a timidez ao medo de ser rejeitado ou ridicularizado.

O fato é que, as pessoas precisam de alguma forma, expressar seus sentimentos e emoções, ou até mesmo grandes angústias que não sabem como lidar. Algumas utilizam a escrita, o desenho, a escultura, a música; ou seja, a arte como forma de reorientar a angústia e encontrar estratégias para lidar e construir resoluções.

Quando compartilhamos nossa maneira de sentir, estamos aceitando o sentimento, e assim deixamos que ele esteja em nosso corpo e, assim, diminuímos a sua intensidade. Para isso é importante o autoconhecimento, reconhecer o seu valor para acreditar que vale a pena se expressar.